ESPORTES
Classificado para 2026, Brasil teria ficado fora da Copa em modelo antigo das Eliminatórias

Uma das Eliminatórias mais melancólicas dos últimos anos fez com que o Brasil chegasse classificado às últimas duas rodadas. No entanto, se a Fifa não tivesse aumentado o número de vagas para a Copa, a seleção não teria vaga ao fim da disputa.
Isso porque, ao fim das 18 rodadas, a Seleção Brasileira amargou a quinta colocação, com 28 pontos, atrás da Argentina, do Equador, da Colômbia e do Uruguai. Os cinco, mais o Paraguai, se garantiram direto na Copa.
No entanto, até a Copa de 2022, o quinto colocado não garantia vaga. Antes de aumentar as vagas, os quatro primeiros iam para o Mundial e o quinto precisava jogar a repescagem. Inclusive, a seleção peruana foi quem teve a oportunidade há quatro anos e acabou sendo derrotada, nos pênaltis, pela Austrália.
Com 28 pontos, essa foi a pior campanha da seleção brasileira neste formato de Eliminatórias. A pior campanha anteriormente foi para o Mundial de 2022, quando chegou aos 30 pontos.
O modelo antigo, com quatro classificados e um indo para a repescagem, iniciou-se na Copa de 2002. Em 1998, como o Brasil era o atual campeão, apenas os quatro primeiros seguiram direto para a Copa.
A vaga da repescagem da Copa de 2026 ficou com a Bolívia, último algoz brasileiro nessas Eliminatórias. A Seleção ainda perdeu para Argentina, duas vezes, Colômbia, Uruguai e Paraguai.
