Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Médico Brasileiro perde visto Americano após comentário polêmico sobre morte de ativista viralizar

Publicado em

RECIFE, PERNAMBUCO – O médico Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, residente em Pernambuco, teve seu visto americano revogado após um comentário nas redes sociais sobre a morte do ativista conservador americano Charlie Kirk gerar grande repercussão. O neurocirurgião é acusado de ter elogiado o assassinato do ativista, que faleceu após ser baleado durante um evento nos Estados Unidos.

Após a polêmica, Ricardo Barbosa se manifestou, classificando sua postagem como uma “colocação infeliz” e pedindo desculpas à família de Kirk. Ele também afirmou que sua mensagem foi distorcida por montagens e sobreposições de imagens, e que sempre foi contrário ao uso de armas e defensor da paz.

Continua depois da publicidade

O caso ganhou notoriedade após o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciar no sábado (13) a decisão de proibir a emissão de visto americano para o médico. “Falei pessoalmente com o chefe do departamento consular para revogar seu visto americano, caso ele tenha, e emitir um alerta para que ele nunca consiga um”, declarou Landau.

Além da perda do visto, o neurocirurgião também enfrenta uma sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e foi demitido de uma clínica particular. O Cremepe informou que seguirá o rito processual para apurar o caso e que todas as sindicâncias tramitam sob sigilo.

Continua depois da publicidade

A Unimed, onde Ricardo Barbosa também atuava, informou que o caso será analisado em reunião extraordinária do Conselho de Administração. A clínica particular Recife Day Clinic anunciou o desligamento definitivo do profissional, reforçando seu compromisso com a ética médica e o respeito à vida.

Charlie Kirk, ativista conservador e aliado do ex-presidente Donald Trump, foi assassinado na quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley. Tyler Robinson, de 22 anos, foi acusado pelo crime e preso na sexta-feira (12).

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement