CIDADES
Médico Brasileiro perde visto Americano após comentário polêmico sobre morte de ativista viralizar

RECIFE, PERNAMBUCO – O médico Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa, residente em Pernambuco, teve seu visto americano revogado após um comentário nas redes sociais sobre a morte do ativista conservador americano Charlie Kirk gerar grande repercussão. O neurocirurgião é acusado de ter elogiado o assassinato do ativista, que faleceu após ser baleado durante um evento nos Estados Unidos.
Após a polêmica, Ricardo Barbosa se manifestou, classificando sua postagem como uma “colocação infeliz” e pedindo desculpas à família de Kirk. Ele também afirmou que sua mensagem foi distorcida por montagens e sobreposições de imagens, e que sempre foi contrário ao uso de armas e defensor da paz.
O caso ganhou notoriedade após o vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciar no sábado (13) a decisão de proibir a emissão de visto americano para o médico. “Falei pessoalmente com o chefe do departamento consular para revogar seu visto americano, caso ele tenha, e emitir um alerta para que ele nunca consiga um”, declarou Landau.
Além da perda do visto, o neurocirurgião também enfrenta uma sindicância aberta pelo Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e foi demitido de uma clínica particular. O Cremepe informou que seguirá o rito processual para apurar o caso e que todas as sindicâncias tramitam sob sigilo.
A Unimed, onde Ricardo Barbosa também atuava, informou que o caso será analisado em reunião extraordinária do Conselho de Administração. A clínica particular Recife Day Clinic anunciou o desligamento definitivo do profissional, reforçando seu compromisso com a ética médica e o respeito à vida.
Charlie Kirk, ativista conservador e aliado do ex-presidente Donald Trump, foi assassinado na quarta-feira (10) durante um evento na Universidade Utah Valley. Tyler Robinson, de 22 anos, foi acusado pelo crime e preso na sexta-feira (12).
