ENTRETENIMENTO
Robert Redford, ícone de Hollywood e vencedor do Oscar, morre aos 89 anos

LOS ANGELES, EUA – O mundo do cinema perdeu um de seus maiores ícones nesta terça-feira (16), com a morte do ator e diretor Robert Redford, aos 89 anos. A informação foi confirmada por seu assessor, Cindi Berger.
Conhecido por seus papéis marcantes em filmes como “Butch Cassidy” (1969), “Todos os Homens do Presidente” (1976) e “Proposta Indecente” (1993), Redford também se destacou como diretor, sendo premiado com o Oscar por “Gente Como a Gente” (1980). Outro filme de destaque em sua carreira como diretor foi “Nada é Para Sempre” (1992).
Além de sua atuação e direção, Robert Redford foi um grande defensor do cinema independente, fundando o Sundance Institute, uma organização sem fins lucrativos que apoia o cinema e o teatro independentes e é conhecida por seu Festival de Cinema de Sundance.
O astro de Hollywood também foi um ambientalista dedicado, mudando-se para as montanhas de Utah em 1961 e liderando esforços para preservar a paisagem natural do estado e do oeste americano.
As últimas aparições de Redford foram em “Our Souls at Night” (2017), filme da Netflix que estrelou ao lado de Jane Fone , “O Velho e a Arma” (2018), que ele disse que seria seu último – embora tenha dito que não consideraria se aposentar; e faz uma breve aparição em “Vingadores: Ultimato” (2019).
“Para mim, aposentadoria significa parar ou desistir de algo. Existe uma vida para levar, por que não vivê-la o máximo que puder, enquanto puder?”, disse à CBS Sunday Morning em 2018.
Em outubro de 2020, Redford expressou a sua preocupação com a falta de foco nas alterações climáticas no meio dos incêndios florestais devastadores no oeste dos Estados Unidos, em um artigo de opinião que escreveu para a CNN.
Naquele mesmo mês, o filho de Redford, de 58 anos, morreu de câncer. David James Redford – o terceiro de quatro filhos de Robert Redford e da ex-esposa Lola Van Wagenen – seguiu os passos do pai como ativista, cineasta e filantropo.
Nascido em Santa Monica, Califórnia, em 1936, Robert Redford teve uma infância inquieta e demonstrou interesse por artes e esportes desde cedo. Ele ganhou uma bolsa para jogar beisebol na Universidade do Colorado em Boulder em 1955, mas acabou perdendo a bolsa e sendo convidado a deixar a universidade.
Após trabalhar para a Standard Oil Company, Redford economizou para estudar arte na Europa. Ao retornar aos Estados Unidos, ele começou a estudar teatro na Academia Americana de Artes Dramáticas, em Nova York.
Em 1959, Redford se formou na academia e conseguiu seu primeiro papel como ator em um episódio de “Perry Mason”. A grande chance veio em 1963, quando estrelou “Descalço no Parque”, de Neil Simon, na Broadway.
À medida que sua carreira de ator estava decolando, Redford e sua família se mudaram para Utah em 1961, onde comprou dois acres de terra e construiu uma cabana.
Redford ganhou fama como protagonista em 1969, quando contracenou com Paul Newman em “Butch Cassidy and the Sundance Kid”. O faroeste ganhou quatro Oscars.
