Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Fazer xixi no banho economiza água? Entenda benefícios da prática

Publicado em

Fazer xixi no banho economiza água? Entenda benefícios da prática Foto: Peter Dazeley/Getty Images

A prática de fazer xixi no banho é defendida por ambientalistas e organizações há alguns anos. O que para alguns pode ser um hábito diário, para outros ainda perpassa como um tabu. A justificativa daqueles que apoiam a prática está na economia de água.

A ideia se popularizou no Brasil em 2009, com o sucesso da campanha “Faça xixi no banho”, da organização não-governamental (ONG) SOS Mata Atlântica. O comercial veiculado em tom bem-humorado tinha como objetivo chamar a atenção para o fato de que uma descarga gasta em torno de 12 litros de água potável. Logo, uma sugestão de economia era adotar a prática do xixi durante o banho.

Continua depois da publicidade

De acordo com Ana Paula Balderi, coordenadora de restauração ecológica da Associação Ambientalista Copaíba, urinar no banho pode contribuir, sim, com a economia de água, mas o desafio da preservação desse bem finito é muito mais amplo e complexo.

“De fato, gera uma economia pontual, já que a lógica é simples: ao urinar no banho, evita-se dar a descarga. Cada descarga consome, em média, de 6 a 12 litros de água. Multiplicado pelas vezes em que isso acontece ao longo dos dias, semanas ou meses, o gesto pode representar uma redução considerável no consumo”, explicou ao Terra.

Continua depois da publicidade

No entanto, a coordenadora destaca que essa medida é apenas um pequeno passo para contribuir com o meio ambiente. “A gestão dos recursos hídricos depende não apenas de atitudes individuais, mas também de políticas públicas, boas práticas na agricultura e na pecuária, restauração de nascentes e matas ciliares, redução das perdas no sistema de abastecimento e do uso consciente pela população, pelas indústrias e pelas empresas”, argumenta.

“A verdadeira transformação acontece quando entendemos que a água é um recurso finito e essencial”

A especialista destacou, ainda, que a consciência ambiental na população como um todo é o principal fator para evitar a falta de água — ou, até mesmo, sua escassez. “Valorizar a água significa ir além do chuveiro: é cuidar das nascentes, reduzir consumos desnecessários e apoiar iniciativas de conservação que assegurem a disponibilidade desse bem para as próximas gerações”, concluiu.

Continua depois da publicidade

Dicas para economizar água

A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu um guia para auxiliar a população em geral, no dia a dia, a economizar água. Existem ações simples que podem fazer toda a diferença no futuro. Veja quais são:

Continua depois da publicidade

Tomar banho de cinco minutos ou mais banhos mais curtos;
Consertar vazamento de água e canos de esgoto para evitar despejo de água desnecessário;
Desligar o chuveiro enquanto se ensaboa;
Fechar a torneira ao escovar os dentes;
Não jogar restos de comida, óleos, remédios ou produtos químicos no vaso sanitário;
Não usar água para descongelar alimentos;
Lavar roupas em grandes quantidades para evitar o uso desnecessário da máquina de lavar.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement