ESPORTES
Matheus Navarro vence Pupo e Imbituba tem novo campeão de surfe da WSL após 15 anos

A Praia da Vila em Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina, tem um novo campeão de surfe pela WSL (Liga Mundial de Surfe): neste domingo, 21, Matheus Navarro venceu Samuel Pupo na bateria final e se sagrou o grande campeão da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025. Na final feminina, a veterana Silvana Lima sofreu um revés da peruana Daniella Rosas e ficou com o vice-campeonato.
A disputa entre Navarro e Pupo encerrou uma etapa histórica da WSL na Praia da Vila, que voltou a receber um evento da entidade de surfe após 15 anos de hiato. Nas semifinais, por sinal, Navarro despachou o último campeão, Jadson André, enquanto Pupo venceu Weslley Dantas, líder do ranking sul-americano.
O final day, por sinal, foi marcado por muita chuva e ventania na orla catarinense, cenário completamente diferente do tempo ensolarado e quente que marcou os quatro primeiros dias de competição.
Ainda que chuva e frio tenham espantado a maior parte dos torcedores da faixa de areia da Praia da Vila, não deixou as baterias finais menos eletrizantes. No torneio masculino, as decisões deste domingo começaram a partir das quartas de final.
Matheus Navarro, que afirmou ao Terra não se considerar um dos favoritos, se classificou à decisão após vencer Caio Costa nas quartas e Jadson André na semi. Já Pupo, mesmo impactado pelo temporal, bateu o australiano Ben Zanatta Creagh nas quartas e o líder do ranking, Weslley Dantas, na semi.
O duelo entre o catarinense e o paulista, portanto, aconteceu com altas expectativas, parte devido aos grandes nomes deixados para trás no decorrer da competição.
Considerado o favorito, Pupo saiu na frente no início da bateria e emplacou uma nota 5.50, jogando a pressão para o lado de Navarro. O catarinense, por sua vez, sofreu para engatar boas manobras em suas primeiras ondas.
O paulista ainda ampliou a vantagem ao somar outra nota 4.13, totalizando 9.63. Só então Navarro reagiu e conseguiu a primeira boa sequência, tirando 5.17 na quarta onda. O ‘dono da casa’ levou a decisão para a última onda e elevou a tensão nos arredores da Praia da Vila.
Ao emendar sua última manobra, a buzina final soou e marcou o fim da bateria, à medida em que a última nota de Navarro ainda não tinha sido divulgada. O título foi confirmado quando os juízes atribuíram 5.30 à última apresentação do catarinense, que superou Pupo no placar com 10.47 pontos totais.
Dezenas de torcedores, incluindo amigos e familiares, receberam Navarro nos braços e o levaram, pela faixa de areia, até o pódio da competição. Após uma década e meia, Imbituba, enfim, tem um novo campeão de surfe.
Além do prêmio de R$ 40 mil, o título dá 4 mil pontos e alavanca Matheus Navarro, atualmente na 17ª colocação, aos lugares mais altos do ranking sul-americano da Qualifying Series (QS) e o coloca na briga por uma vaga no Challenger Series.
Dani Rosas vence 1ª torneio feminino da WSL em Imbituba
Após uma campanha heróica no torneio feminino da 3ª etapa do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025 na Praia da Vila, em Imbituba (SC), a cearense Silvana Lima foi vencida pela peruana Daniella Rosas na final deste domingo, 21.
Nome consagrado em sua geração de surfistas do Peru, Dani Rosas ‘abriu a caixa de ferramentas’ e liderou a decisão contra a brasileira desde a primeira onda. Em sua quarta tentativa, emendou boa sequência e jogou a pressão contra Silvana ao tirar uma nota 7.
Com o mar desfavorável, Silvana chegou a esperar por uma onda por 17 minutos, não conseguiu reagir ao domínio da peruana e viu a adversária abrir vantagem de ponta a ponta, nos 35 minutos de bateria.
O alarme final confirmou a campanha vitoriosa que levou Dani Rosas à final do primeiro torneio feminino da WSL em Imbituba.
Após o título, ela exaltou Silvana Lima e se colocou na briga pelos títulos das últimas duas etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe 2025.
