Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Trump critica ONU, teleprompter e “escada que parou no meio”

Publicado em

Organização das Nações Unidas

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, criticou, durante a abertura da 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (23/9), a própria organização.

No início do discurso, ele pontuou que o teleprompter — dispositivo que exibe o texto para leitura — não estava funcionando. Trump também citou que uma escada rolante em que ele estava com a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, parou de funcionar.

Continua depois da publicidade

“Tudo que ganhei da ONU foi uma escada que parou no meio. Se a primeira-dama não estivesse em boa forma, ela teria caído. Mas ela está em boa forma, nós dois estamos. E, aí, o teleprompter que não funciona. Isso são as duas coisas que ganhei da ONU: uma escada e um teleprompter ruins”, destacou Trump no discurso de abertura.

O norte-americano afirmou que a ONU é responsável por “criar novos problemas”, como a imigração “descontrolada” no mundo.

Continua depois da publicidade

“A ONU não só está resolvendo os problemas que deveriam, como está criando novos problemas para resolver. O melhor exemplo é o número de uma questão política do nosso tempo, que é a imigração descontrolada, ela está fora de controle. Nossos países estão sendo arruinados, a ONU está financiando um ataque aos países ocidentais e suas fronteiras”, declarou.

Trump acusou a organização de apoiar a entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

Segundo ele, “em 2024, a ONU financiou 370 milhões em assistência financeira para apoiar cerca de 624 mil migrantes viajando aos Estados Unidos. Pense nisso, a ONU está apoiando pessoas que estão entrando ilegalmente nos Estados Unidos. Elas também estão fornecendo comida, abrigo, transporte, cartões de débito para imigrantes ilegais”.

O presidente dos EUA também alegou que encerrou “sete guerras sem a ajuda da ONU” e disse que deveria ganhar o prêmio Nobel da Paz.

Continua depois da publicidade

“Eu e Lula tivemos química excelente”, diz Trump

Durante a fala na tribuna da ONU, Trump contou que falou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que se abraçaram e que irão conversar “na semana que vem para” discutir as tarifas impostas ao Brasil. Eles se cruzaram na saída de Lula do plenário, que discursou antes de Trump.

Em aceno, e em meio a risadas, Trump disse que gosta de Lula e que “só faz negócios com gente que ele gosta”.

Continua depois da publicidade

“Eu estava aqui, eu encontrei com o líder do Brasil ao entrar aqui. Eu falei para ele, e nós nos abraçamos, e as pessoas falando: ‘Dá para acreditar nisso?’. Nós concordamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não temos muito tempo para falar, mas aqui foi tipo 20 segundos, mas nós conversamos”, declarou Trump.

Trump prosseguiu: “Ele parece um homem muito agradável, e eu gosto dele. E ele gosta de mim. E eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Quando eu não gosto de uma pessoa, eu não gosto, mas tivemos ali esses 30 segundos ali, foi uma coisa muito rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”.

O discurso do petista foi carregado de críticas ao que chamou de “ataques sem precedentes” contra as instituições brasileiras – um dia depois do governo Trump ampliar as sanções contra o Brasil em retaliação contra a condenação de Jair Bolsonaro (PL).

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement