Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Gonzaga participa do “Acre Day” na Expocruz e discute parcerias com bolivianos, rondonienses e mato-grossenses

Publicado em

O primeiro-secretário da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, participou na segunda-feira (22) de encontro com autoridades da Bolívia, Mato Grosso, Rondônia e Acre durante do “Acre Day”, evento realizado na Expocruz 2025, a maior feira multissetorial da América Latina, realizada em Santa Cruz de La Sierra.

Durante o encontro foi discutido o protagonismo da região acreana na Rota Quadrante Rondon, que ligará o Mato Grosso, Rondônia e Acre a países da América Latina e ao comércio pelo Pacífico, além do potencial de produção agrícola do Acre.

Continua depois da publicidade

Luiz Gonzaga afirmou que o evento serviu para estreitar as parcerias comerciais entre empresários bolivianos, acreanos, mato-grossenses e rondonienses.

“Tivemos rodadas de negócios, apresentações e degustação de produtos acreanos, mostrando o que temos de melhor para investidores e autoridades presentes. Estiveram conosco empresários, autoridades bolivianas e o embaixador do Brasil na Bolívia, Luís Henrique Sobreira Lopes, reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento e a integração regional.
Seguimos trabalhando para que o Acre seja cada vez mais protagonista nas relações internacionais e no fortalecimento da nossa economia”, disse o parlamentar.

Continua depois da publicidade

O embaixador Luís Henrique classificou o encontro como histórico, já que é a primeira vez que o Acre participa de forma direta da Expocruz.

“É uma importância histórica essa primeira participação direta do Acre na Expoacruz, pois o Acre e a Bolívia têm uma parceria comercial de longos anos e continurá tendo. A presença do Acre aqui na feira muito aprofundará a relação comercial e cultural entre os dois países”, disse o embaixador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, parabenizou o Acre pela luta em prol do fortalecimento comercial com países da América do Sul.

Continua depois da publicidade

“O Acre está de parabéns pelo trabalho que vem fazendo de levar seus produtos e seu potencial para outros países da Ameríca do Sul. Temos que trabalhar unidos para melhorar nossa logística. O Acre é um caminho natural de saída para o Pacífico. O mundo precisa de alimentos e quem produz como o Acre, Mato Grosso, Rondônia tem que trabalhar unido para alcançar essas metas de integração bilateral”, disse.

Para o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, a presença do Acre na Expocruz representa um salto estratégico na atração de investimentos de grande porte.

Continua depois da publicidade

“Mostramos ao mundo que o Acre possui produtos competitivos e um turismo diferenciado, capazes de unir sustentabilidade, inovação e tradição em um mesmo ambiente. Aproveitar esses potenciais é fundamental para que a nossa economia avance com pujança, diversificação e solidez. Essa é a determinação do governador Gladson Camelí: ampliar fronteiras, transformar oportunidades em resultados e inserir o estado nas grandes rotas de comércio”, enfatiza Mesquita.

Participaram do encontro o embaixador do Brasil na Bolívia, Luís Henrique Sobreira Lopes, deputado Luiz Gonzaga, secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assur Mesquita, presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre, Patrícia Dossa, e secretários de Estado de Mato Grosso e Rondônia.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement