Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

ENTRETENIMENTO

Brasileiros terão que comprar outra TV para assistirem à nova programação do SBT

Publicado em

De acordo com a presidente do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Daniela Abravanel, serão lançados dois canais segmentados nos meses subsequentes: o SBT News e SBT Kids, destinados ao jornalismo e público infantil, respectivamente. A empreitada da emissora ainda não tem data marcada, mas, para ter acesso aos serviços, os telespectadores terão que adquirir a TV 3.0.

Entendendo a necessidade de seguir ao mesmo lado das novas tecnologias, a empresa fundada pelo saudoso Silvio Santos ligou o sinal de alerta diante da TV 3.0. A título de curiosidade, a nova televisão consiste em uma geração aberta gratuita no Brasil, que integra a transmissão tradicional (broadcast) com a internet (broadband), oferecendo mais interatividade, som imersivo e imagem de alta qualidade.

Créditos: Reprodução/SBT

A implementação dessa nova televisão foi oficialmente instituída por um decreto presidencial, assinado em agosto deste ano. Nesse ínterim, a estreia do SBT será diante dos canais News e Kids. “Aguardem! Nosso prazer é estar com sua família e te informar. Quero continuar com o relacionamento com as famílias brasileiras de forma ainda mais específica e intencional”, adiantou Daniela.

Continua depois da publicidade

Segundo apurações do colunista Flávio Ricco, do portal Leo Dias, o serviço oferecido pela emissora paulistana será orquestrado por Alfonso Aurin, superintendente de tecnologia e operações no SBT. A ideia é munir-se da nova tecnologia, que deve ser lançada no Brasil em junho de 2026, para tornar o Sistema Brasileiro de Televisão competitivo e recuperar a vice-liderança de audiência, perdida para a Record.

Detalhes sobre o formato adotado pelo SBT e demais emissoras

Em 27 de agosto de 2025, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto de implementação da TV 3.0, considerada a nova geração da tecnologia de televisão aberta e gratuita brasileira. Com o intuito de estrear antes da Copa do Mundo 2026, a funcionalidade busca oferecer interatividade em tempo real, compras diretamente pela TV e acesso a conteúdos sob demanda.

Continua depois da publicidade

Um dos principais pontos da TV 3.0 é justamente sua interface baseada em aplicativos, em que as emissoras terão condições técnicas de passar a oferecer, além do sinal aberto já transmitido em tempo real, conteúdos adicionais sob demanda, como séries, jogos, programas e outras possibilidades. Ao mesmo passo, a qualidade de som e imagem ganhará outra roupagem.

Apesar da reviravolta, os brasileiros não precisam correr contra o tempo em busca da tecnologia de ponta. Isso porque dados indicam que 58% dos lares já conectados à internet poderão usufruir das novas funcionalidades sem a necessidade de hardware adicional. Contudo, em alguns casos, a aquisição de conversores será inicialmente imprescindível.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement