Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Acre em Alerta: Chuvas intensas e possível retorno do La Niña preocupam moradores

Publicado em

Foto: Whidy Melo

Rio Branco, Acre – O estado do Acre está em estado de atenção devido a um alerta de perigo potencial emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O aviso, válido até a próxima sexta-feira, 26, prevê chuvas intensas, com volumes que podem variar entre 20 e 30 mm por hora, chegando a 50 mm diários, acompanhadas de ventos fortes com rajadas de 40 a 60 km/h. A situação é agravada pela possível volta do fenômeno La Niña, conforme previsto pela Organização Meteorológica Mundial (OMM).

Impactos e Riscos

Continua depois da publicidade

De acordo com o Inmet, durante o período de alerta, há um risco baixo de cortes de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos pontuais e descargas elétricas. A população deve ficar atenta e evitar áreas de risco durante as chuvas mais fortes.

Cenário Climático

Continua depois da publicidade

Um boletim do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) indica que as temperaturas da superfície do mar no Pacífico Equatorial permanecem dentro da normalidade. No entanto, a previsão é de que águas aquecidas se concentrem no Atlântico Norte, o que pode influenciar o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e aumentar a frequência de pancadas de chuva no sudoeste da região.

Previsão para o trimestre

O prognóstico climático para o trimestre de setembro, outubro e novembro de 2025 aponta para chuvas acima da média no Acre, sudoeste do Amazonas, oeste e sul de Rondônia e sudoeste do Mato Grosso. Por outro lado, Amapá e a faixa norte dos estados do Pará e Maranhão devem registrar chuvas abaixo da média. Nas demais áreas da Amazônia Legal, a previsão é de chuvas dentro da normalidade.

Continua depois da publicidade

Ações do Governo

O governo do Acre informou que todas as informações climáticas estão sendo monitoradas pela sala de situação do Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema). Além disso, o estado passou a integrar o sistema Defesa Civil Alerta, que visa prevenir e salvar vidas em situações de risco.

Continua depois da publicidade

Recomendações

-Mantenha-se informado sobre os alertas meteorológicos.

-Evite áreas de risco durante as chuvas fortes.

Continua depois da publicidade

-Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement