CIDADES
Detran capacita PMs e Agentes de Trânsito em curso intensivo no Juruá

Cruzeiro do Sul – O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciou, nesta segunda-feira (29), em Cruzeiro do Sul, a terceira edição do Curso de Trânsito Aplicado (CTA). Policiais Militares e Agentes de Trânsito dos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul participam da capacitação, que terá duração de cerca de 30 dias e será realizada no auditório do Ministério Público (MP) e no quartel da PM local.
O objetivo do curso é aprimorar o atendimento em ocorrências e a fiscalização de trânsito na região do Juruá. Segundo o coronel Jorge, diretor de ensino da Polícia Militar, os participantes terão aulas teóricas e práticas para adquirir conhecimentos técnicos e jurídicos inerentes ao trânsito.
“Os policiais e agentes de trânsito estarão sendo capacitados com todo tipo de conhecimento inerente ao trânsito, além também de trazer conhecimentos na área jurídica para que os nossos policiais, no atendimento das ocorrências da fiscalização de trânsito, possam também estar contribuindo com as demais forças do Estado”, explicou o coronel Jorge.
A capacitação visa formar profissionais orientadores, capazes de educar e conscientizar a população sobre a importância de um trânsito seguro e responsável. “Ele vai ser um orientador que não somente pune, mas também vai educar. E quando a gente educa a comunidade, quando a gente leva essa orientação educativa para a nossa comunidade a gente está realmente ofertando a ela um serviço de qualidade”, completou o diretor de ensino da PM.
Para a agente de trânsito Selene Freitas, o curso será fundamental para aprimorar a qualidade do trabalho realizado nas ruas. “Essas atualizações são de essencial importância para que o agente de trânsito consiga exercer sua função na rua com mais eficiência e qualidade. Nós ganhamos com mais conhecimento e a população também vai ganhar com atendimento de maior qualidade”, destacou.
A presidente do Detran, Thaynara Martins, ressaltou a importância de Cruzeiro do Sul como sede da terceira edição do CTA, por ser a segunda maior cidade do Acre e registrar um alto índice de acidentes de trânsito. “A gente vem trazendo essa nova roupagem tanto na capacitação dos policiais, como inovando também na sinalização aqui no município, nas palestras, nas escolas, mas principalmente, tentando conscientizar os policiais aqui do nosso município, e esse curso ele vem pra somar junto a isso”, afirmou Thaynara Martins.
A presidente do Detran também destacou que os instrutores do curso são de renome nacional e que Cruzeiro do Sul receberá o mesmo tratamento que Rio Branco nas capacitações. “A gente capacita os policiais que vão pras ruas e assim a gente terá com certeza o melhor atendimento à sociedade, desde às abordagens, traz aí também a educação do trânsito, a cordialidade, então esse curso especializa esses profissionais, mas principalmente isso chega para a população”, concluiu.
