CIDADES
Intoxicação por metanol: PF faz fiscalização em indústrias de bebidas em São Paulo

A Polícia Federal (PF) realizou nesta quinta-feira, 2, fiscalizações em indústrias de bebidas nas regiões de Sorocaba e Grande São Paulo, para apurar indícios de adulteração nos produtos. A ação acontece em meio a casos de intoxicação por metanol que podem ter relação com o consumo de bebida adulterada em São Paulo.
A ação desta quinta acontece em cooperação com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Foram coletadas amostras representativas das bebidas suspeitas, que passarão por análise técnica tanto pelo Mapa quanto por laboratórios especializados sob supervisão da PF.
As verificações vão permitir avaliar a conformidade dos insumos químicos, a existência de componentes proibidos ou em níveis superiores aos permitidos e identificar a autoria, as circunstâncias e a extensão das irregularidades.
Os resultados das apurações ainda serão divulgados.
Intoxicações por metanol
Segundo o governo de São Paulo, seis casos de intoxicação por metanol com suspeita de consumo de bebida adulterada foram confirmados desde agosto. Atualmente há ainda dez casos sob investigação, dos quais três resultaram em óbito – um homem de 58 anos em São Bernardo do Campo, um homem de 54 anos na capital e o terceiro de 45 anos em investigação do local de residência.
Seis estabelecimentos foram interditados até a tarde desta quarta-feira, 1º, após fiscalização conjunta entre as Secretarias Estaduais da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça. As ações são cautelares e o envolvimento dos estabelecimentos com os casos é investigado.
