A Nasa confirmou que em 2186 acontecerá o maior eclipse já registrado na história da Terra. O fenômeno terá cerca de 7 minutos e 29 segundos, estabelecendo um recorde histórico de observação.
Embora ainda distante, o eclipse histórico de 7 minutos já desperta interesse entre os observadores do céu. Isso porque além do espetáculo visual, o evento deve ampliar os estudos solares, permitindo analises inéditas sobre o Sol, sua coroa e os impactos no sistema solar.
Continua depois da publicidade
Eclipse histórico de 7 minutos ocorre em 2186
A duração incomum do eclipse solar de 7 minutos está ligada ao apogeu da Lua 2186, o ponto mais distante da Lua em relação à Terra.
Esse alinhamento rato, combinado à excentricidade da órbita lunar e à sua velocidade reduzida, fará com que a sombra da Lua permaneça por mais tempo sobre o planeta.
Continua depois da publicidade
Esse fenômeno singular é o que permitirá superar todos os registros anteriores, tornando o eclipse total 2186 um marco na astronomia.
O que é um eclipse solar?
De acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, um eclipse solar total ocorre quando a Lua se alinha entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar e causando uma sombra sobre a superfície terrestre.
Durante um eclipse solar, o céu fica completamente escuro como se fosse o amanhecer ou o anoitecer, e a coroa solar, uma região brilhante ao redor do Sol, fica visível.
Continua depois da publicidade
Ao todo, um eclipse passam por cinco fases, sendo elas:
Onde o eclipse será visível?
A faixa de totalidade deve atravessar três grandes regiões do globo:
- Apogeu da Lua 2186: áreas da América do Sul;
- Diversas localidades no continente africano;
- Partes estratégicas do Oceano Atlântico.
Mesmo fora da linha central, muitas regiões do planeta terão observação parcial no planeta, como no Brasil, o que aumenta o alcance do evento.
Como observar o eclipse solar em segurança
Observar um eclipse solar requer cuidados. A Nasa reforça que apenas seja usados óculos com filtros solares homologados com equipamentos adequados.
O uso de óculos de eclipse são de grande importância para visualizar um eclipse solar total, segundo a Nasa – Foto: Mamta Patel Nagaraja/Nasa/NDUma ótima opção é utilizar os óculos de eclipse, que devem atender ao padrão internacional ISO 12312-2. Eles não são equivalentes aos óculos de sol comuns, por poderem causar danos permanentes à visão.
Vale ressaltar que olhar diretamente para o Sol sem proteção pode causar lesões oculares irreversíveis.
Qual foi o eclipse solar mais intenso?
Conforme a Nasa, o eclipse solar de 29 de maio de 1919 foi um eclipse solar total de relevância histórica, com duração máxima de 6 minutos e 51 segundos.
Astrônomos estão ansiosos para o eclipse de 2186
O eclipse histórico de 7 minutos não será apenas um espetáculo visual. Para a ciência, representa uma grande oportunidade de ampliar o conhecimento sobre a estrela que sustenta a vida na Terra.
Em 2186, o planeta estará diante de um evento que promete mudar parte do que sabemos sobre o Sol e os seus impactos no sistema solar.
Continua depois da publicidade
Propaganda