CIDADES
Governo compra 2,5 mil medicamentos para tratamento contra intoxicação por metanol

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado, 4, a compra de antídotos para intoxicados por metanol presente em bebidas adulteradas. A medida foi comunicada durante coletiva de imprensa em agenda de Padilha em Teresina, no Piauí. De acordo com ele, o ministério comprou, por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), 2.500 doses de fomepizol, medicamento específico para esses casos, junto a um fornecedor do Japão.
“O ministério já firmou a aquisição e a previsão de chegada desse outro antídoto é na próxima semana. Teremos aqui no Brasil, além do etanol farmacêutico já garantindo tratamento, também o fomepizol. É um estoque estratégico”, explicou Padilha.
O ministro informou ainda que o governo adquirirá etanol farmacêutico, outro antídoto para esses casos. Além das 4.300 ampolas já em posse do País, mais 12 mil unidades da indústria nacional serão entregues na próxima semana, enquanto negocia a compra de outras 60 mil. “Essas 12 mil ampolas serão distribuídas para os Centros de Referência em Toxicologia espalhados pelo País. Temos garantido em toda a rede do SUS o etanol farmacêutico para ser usado nos casos suspeitos por recomendação médica”, disse.
Padilha também atualizou os dados de intoxicação por metanol. De acordo com o ministro, o número de notificações subiu de 113 para 127, mantendo-se 11 casos confirmados. Isso significa que, de ontem para hoje, o aumento ocorreu apenas entre os casos suspeitos, enquanto as confirmações permanecem inalteradas.
“São 12 estados que já notificaram e informaram o Ministério da Saúde de pelo menos um caso suspeito de intoxicação por metanol”, disse o ministro.
Além de trazer mais informações sobre a situação no País, Padilha agradeceu a Organização Panamericana de Saúde e reforçou a importância de ações como essa, que, de acordo com ele, ajudam “a melhorar a saúde global e a cooperação do Brasil com os países e que garante o povo brasileiro a ter acesso a essa alternativa”.
