Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Cearense considerado o homem mais velho do mundo comemora 113 anos de idade

Publicado em

João Marinho Neto fez aniversário nesta semana e celebrou data histórica com a família Foto: Reprodução/Instagram

Considerado o homem mais velho do mundo, o cearense João Marinho Neto completou 113 anos no último domingo, 5. O título veio pelo reconhecimento do Guinness World Records, e foi consolidado pelo Livro dos Recordes. A data histórica foi celebrada por João ao lado da família em Apuiarés, no Ceará.

O cearense se tornou o homem mais velho do mundo depois da morte do britânico John Tinniswood, que faleceu com 112 anos em 2024.

Continua depois da publicidade

Antes de ser reconhecido pelo Livro dos Recordes, João já havia sido apontado pela LongeviQuest — autoridade mundial em longevidade humana máxima — como o último homem nascido em 1912 ainda vivo.

Nascido em Maranguape, no Ceará, João Marinho Neto veio de uma família de fazendeiros. Desde os quatro anos de idade ajudava o pai na lavoura e a cuidar do gado.

Continua depois da publicidade

O idoso foi casado com Josefa Albano dos Santos (1920–1994), com quem teve quatro filhos: Antônio, José, Fátima e Vanda, sendo a última falecida. Ao lado da esposa, João teve uma fazenda em Massapê, onde cultivavam milho e feijão e criavam animais. Ele chegou a enfrentar secas severas na região do Ceará.

Após a morte da primeira esposa, João teve mais três filhos, Vinícius, Jarbas e Conceição, com Antonia Rodrigues Moura. Segundo os herdeiros, João sempre foi muito trabalhador, e construiu uma vida estável para os filhos. Ao todo, são seis filhos vivos, 22 netos, 15 bisnetos e três tataranetos.

Ao Guinness, João disse que o segredo para sua longevidade é “estar cercado de boas pessoas e manter seus entes queridos por perto”.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement