CIDADES
Policial militar agride manifestante com tapa no rosto durante protesto na Bahia

Um policial militar foi flagrado agredindo um manifestante com um tapa no rosto na noite de quinta-feira, 9, durante um protesto de moradores do bairro de São Marcos, em Salvador. O nome do agente não foi divulgado, mas a Polícia Militar informou ao Terra que o caso será investigado.
A agressão do militar ocorreu durante uma manifestação em virtude da morte de Caique Reis, de 16 anos. O adolescente, que estudava e trabalhava em uma barbearia, foi morto no dia 28 de setembro, durante um campeonato de futebol amador no bairro.
Familiares e moradores da comunidade afirmam que o jovem levantou as mãos quando a polícia ordenou, mas mesmo assim foi baleado. Os militares envolvidos na morte de Caíque foram afastados.
Os moradores de São Marcos têm se manifestado desde a morte de Caíque, reclamando da violência policial e afirmando que têm sido vítimas de abusos. A agressão aconteceu quando o agente tentou impedir a gravação do protesto.
O que diz a Polícia Militar
A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informou que tomou conhecimento do vídeo.
Em nota, a Corporação disse que repudia qualquer conduta que se afaste dos princípios da legalidade, da ética e do respeito aos direitos humanos, e informou que determinou à Corregedoria a imediata instauração de procedimento para apuração rigorosa dos fatos, a fim de adotar as medidas cabíveis.
“A PMBA reafirma que não compactua com excessos ou desvios de conduta e reitera seu compromisso com a disciplina, a hierarquia e a proteção da integridade de todos os cidadãos”, acrescentou.
