Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

MUNDO

Trump diz que Milei ‘é um grande líder’, mas avisa que ajuda dos EUA à Argentina dependerá das eleições

Publicado em

O presidente norte-americano, Donald Trump, recebeu o chefe de Estado argentino, Javier Milei, na Casa Branca em 14 de outubro de 2025. Foto: REUTERS - Jonathan Ernst / RFI

O presidente ultraliberal da Argentina, Javier Milei, foi recebido nesta terça-feira (14) na Casa Branca por seu aliado ideológico, Donald Trump, em um encontro que busca consolidar o apoio financeiro recentemente anunciado por Washington ao país latino-americano. Mas apesar dos elogios lançados no início do encontro, Trump afirmou que seu apoio ao líder argentino dependerá do resultado das eleições no país sul-americano, marcadas para o dia 26 de outubro.

O presidente dos Estados Unidos, que recebeu Milei pessoalmente na chegada à Casa Branca, enviou uma mensagem aos argentinos. “Nós os amamos muito. Eles têm um grande líder.”

Continua depois da publicidade

Na semana passada, o Tesouro americano anunciou um pacote de ajuda financeira à Argentina, composto por um acordo de troca de moedas (“swap”) no valor de US$ 20 bilhões (mais de R$ 100 bilhões) e uma intervenção direta dos EUA no mercado de câmbio, com a compra de pesos argentinos para aliviar a pressão sobre a moeda local e reforçar as reservas do Banco Central argentino.

Essa medida concreta foi precedida, no fim de setembro, por uma promessa inicial do Tesouro de fazer “tudo o que for necessário” para apoiar a Argentina. A decisão ocorre em um momento em que os Estados Unidos enfrentam os efeitos de uma paralisação orçamentária que já dura três semanas, provocada por um impasse no Congresso.

Continua depois da publicidade

O apoio americano chega em um momento crítico para Milei. No dia 26 de outubro, o presidente argentino enfrentará eleições legislativas de meio de mandato, que definirão sua capacidade de governar nos dois anos restantes de sua presidência.

Durante o encontro, Trump declarou que seu apoio à Argentina depende do resultado das eleições legislativas. “Nossos apoios estão, de certa forma, ligados a quem vencer a eleição”, disse o presidente americano ao receber Milei. “Se um socialista vencer, pensamos de forma muito diferente sobre o investimento que fazemos”, avisou o presidente norte-americano.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement