RIO BRANCO
Procon alerta sobre novo caso suspeito de metanol no Acre, mas Secretaria de Saúde Desmente

Rio Branco, AC – A presidente do Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC), Alana Carolina L. Maia Albuquerque, denunciou nesta quarta-feira (15) a identificação de um novo caso suspeito de intoxicação por metanol no município de Rio Branco. A declaração foi feita durante entrevista na Câmara Municipal. No entanto, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesacre) desmentiu a informação, afirmando que o caso mencionado se refere a um registro anterior que já foi descartado.
Alerta do Procon
De acordo com Alana Albuquerque, o Procon/AC está tomando todas as providências em relação à suspeita, embora a intoxicação por metanol ainda não tenha sido confirmada. A gestora explicou que, desde a repercussão nacional dos casos de intoxicação, o Procon tem atuado em conjunto com órgãos estaduais e federais, orientando a população e fiscalizando estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas.
Alana também destacou a Operação Salu, realizada em parceria com a Sesacre e o Ministério Público do Acre (MP-AC), que fiscalizou mais de 40 estabelecimentos. A presidente orientou os consumidores a comprarem apenas em locais de confiança, verificarem as garrafas quanto a possíveis adulterações e exigirem a nota fiscal.
Em contato com a assessoria da Sesacre, a informação divulgada pelo Procon/AC foi desmentida. A pasta informou que o caso mencionado se refere ao primeiro registro suspeito, que já foi descartado após exame toxicológico realizado pela Polícia Técnico-Científica do Acre não detectar a presença de metanol nas amostras coletadas. A Sesacre reforçou que vale a última nota oficial divulgada sobre o assunto, que também descartou a hipótese de intoxicação por metanol em um paciente do sexo masculino em Rio Branco.









