MUNDO
Trump autoriza operação secreta da CIA na Venezuela, segundo jornal

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, autorizou secretamente a CIA a realizar ações clandestinas na Venezuela, segundo informações de autoridades americanas divulgadas pelo New York Times. A medida teria como objetivo aumentar a pressão da Casa Branca sobre o regime de Nicolás Maduro, considerado uma ditadura por Washington.
De acordo com as fontes do jornal, a nova autorização permitiria que a agência conduzisse operações letais no território venezuelano e realizasse uma série de ações no Caribe, podendo atuar de forma independente ou em conjunto com eventuais operações militares dos Estados Unidos.
A Casa Branca e a CIA se recusaram a comentar as informações. Não foi divulgado se a agência planeja de fato alguma operação no país vizinho ou se a autorização foi concedida como medida preventiva.
O governo norte-americano tem 10 mil soldados posicionados no Caribe, sendo que a maioria está em bases do Porto Rico. Também há um contingente de fuzileiros navais em embarcações.
Nas últimas semanas, as Forças Armadas americanas realizaram ataques a embarcações na costa venezuelana que, segundo o governo dos EUA, transportavam drogas. As ofensivas resultaram na morte de 27 pessoas até o momento.
Autoridades ouvidas sob anonimato afirmam que, internamente, representantes do governo americano têm deixado claro que o objetivo final é retirar Maduro do poder.
