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Brasileiros passageiros da Azul estão presos há mais de 70 horas em aeroporto de Madrid

Passageiros de um voo da Azul em Madrid estão mais de 70 horas, sem lugar para dormir, sem dinheiro para alimentação e sem previsão de retornar para o Brasil. No total, são cerca de 300 pessoas de diferentes cidades do país que foram afetadas. Entre elas está um casal de Ribeirão Preto que foi até a Espanha para passar a lua de mel.
Eles tinham como destino o aeroporto de Viracopos, em Campinas, mas desde o último sábado precisaram lidar com pelo menos três cancelamentos da companhia aérea.
O advogado Gustavo Márcico revelou que nenhum dos passageiros foi procurado pela Azul, e não tiveram, até agora, informações sobre o ocorrido.
‘A gente percebeu que tinha alguma coisa errada, porque o avião não saía, o comandante mandava fazer cheque de portas ali, aí dava um tempinho ele falava de novo. Aí de repente abriram a porta ali lá na frente, próximo à cabine do comandante e começou a entrar um pessoal de manutenção.’
No sábado, quando ocorreu o primeiro cancelamento, os passageiros criaram um grupo em um aplicativo de mensagens para trocar informações e oferecer apoio e ajuda entre si. O grupo passou mais de oito horas no aeroporto sem informações do que deveria fazer após o cancelamento do voo.
Gustavo disse que algumas pessoas precisaram emprestar dinheiro a outras que já não tinham mais moeda do país para gastar.
Foram mais de oito horas sem notícias, com informações desencontradas, falta de orientação. Gustavo informou que vai acionar a companhia aérea na justiça por danos morais e materiais. No último domingo, um novo voo foi cancelado e ontem um terceiro. O casal vai tentar voltar ao Brasil pela quarta vez hoje.
Um novo voo está marcado para amanhã, no entanto, depois de tantos cancelamentos, os passageiros dizem que só vão acreditar quando de fato o voo for decolar.
Procurada, a Azul disse que questões técnicas fizeram com que o voo Madrid-Viracopos fosse cancelado e os clientes impactados receberam assistência conforme previsto na resolução da Agência Nacional de Aviação Civil.
Ontem, a empresa manteve o posicionamento e disse que os passageiros estão sendo reacomodados em outros voos. A companhia informou ainda que equipes estão empenhadas e trabalhando para minimizar a situação e atender os clientes da melhor forma possível. Por fim, a Azul lamentou eventuais transtornos e ressaltou que medidas como essas são necessárias para conferir a segurança de suas operações.
