GERAL
Secretário Calixto desafia rótulos políticos e provoca Bittar e Viana em debate ideológico

Rio Branco, AC – Em uma entrevista que agitou o cenário político acreano, o Secretário de Governo, Luiz Calixto, lançou críticas contundentes aos rótulos de “direita” e “esquerda”, declarando-se um “democrata” e alfinetando figuras de destaque como o Senador Márcio Bittar e o Presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
Calixto, ex-deputado estadual, questionou a validade dos rótulos ideológicos, argumentando que a realidade política é mais complexa do que a simples dicotomia entre direita e esquerda. “Eu sou democrata. Esquerda e direita? Não concordo com isso”, afirmou Calixto. “O cidadão diz: ‘sou de direita’, mas não abre mão do seguro-desemprego, do terço de férias, dos direitos sociais – e isso tudo são pautas progressistas.”
O Secretário de Governo criticou a superficialidade de alguns discursos políticos, afirmando que “é ridículo ver pessoas sem conteúdo, sem formação intelectual, dizendo que são de esquerda ou de direita. É uma grande contradição.”
Para ilustrar seu ponto de vista, Calixto mencionou as trajetórias políticas de Márcio Bittar e Jorge Viana. “O Márcio Bittar hoje é uma pessoa da extrema-direita, mas até pouco tempo atrás era do PPS, um partido de origem comunista”, observou. “O Jorge Viana diz que é de esquerda, mas foi formado dentro da Arena, um partido da direita, que defendeu a ditadura militar.”
Calixto defendeu a importância do diálogo e da tolerância entre diferentes correntes de pensamento. “Eu prefiro dizer que sou um democrata. Convivo bem com pessoas que têm pensamentos distintos”, concluiu.
A declaração de Calixto reacende o debate sobre a identidade ideológica e a coerência política no Acre, em um momento de polarização crescente no país.









