GERAL
Nove azeites brasileiros entram em lista de melhores do mundo; conheça

Nove azeites brasileiros aparecem entre os melhores do mundo, na seleção feita pelo guia italiano Flos Olei, que chega à sua terceira edição este ano. As marcas são julgadas por uma equipe especializada, que dá notas que podem chegar até 100 aos azeites. Entre os brasileiros, a maior nota foi conquistada pela Fazenda do Aceite Sabiá, do Rio Grande do Sul, chegando a 98.
O Estado, inclusive, detém sete dos nove representantes brasileiros citados no guia. As outras duas posições são ocupadas por produtores de Minas Gerais.
O Flos Olei se apresenta como o primeiro e único guia dedicado ao azeite extravirgem em nível internacional. Anualmente, são eleitas as 500 melhores fazendas, oriundas de mais de 50 países e em cinco continentes. O guia é comercializado em três edições bilíngues (italiano-inglês, italiano-chinês, italiano-espanhol), que deve chegar ao mercado em dezembro.
Confira os nove azeites brasileiros entre os melhores do mundo:
Fazenda do Aceite Sabiá (Rio Grande do Sul) – nota 98;
Prosperato (Rio Grande do Sul) – nota 97;
Lagar H (Rio Grande do Sul) – nota 93;
Estância das Oliveiras (Rio Grande do Sul) – nota 93;
Capela de Santana (Rio Grande do Sul) – nota 90;
Azeite Bem te Vi (Rio Grande do Sul) – nota 89;
Al-Zait & Co. (Rio Grande do Sul) – nota 87;
Azeite Verolí (Minas Gerais) – nota 86;
Borriello (Minas Gerais) – nota 81.
Os preços dos azeites brasileiros entre os melhores do mundo variam bastante, principalmente ao considerar que há opções de garrafas de tamanhos distintos, além de vários tipos de blend. O azeite Sabiá, da Fazenda do Aceite Sabiá, que tem a melhor nota da lista, por exemplo, custa R$ 125,00 uma garrafa com 250 ml dos blends Koroneiki e De Terroir.
Já o azeite BEM-TE-VI, com a sexta melhor nota, custa R$ 64,90, uma garrafa também com 250 ml. Através da lista da Flos Olei é possível se direcionar para o site de cada um dos azeites e conferir mais informações.








