Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Após repercussão negativa, Lula diz que fala sobre traficantes foi ‘mal colocada’

Publicado em

Em postagem no X, Lula afirmou que a fala sobre traficantes foi “mal colocada” e reafirmou o compromisso do governo no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Foto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quinta-feira, 24, que sua declaração sobre traficantes foi “mal colocada”. A retratação foi publicada no X (antigo Twitter), um dia após a fala feita em Jacarta, na Indonésia, gerar ampla repercussão e críticas da oposição.

“Quero dizer que meu posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado. Mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando, como é o caso da maior operação da história contra o crime organizado, o encaminhamento ao Congresso da PEC da Segurança Pública e os recordes na apreensão de drogas no país. Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”, escreveu Lula.

Continua depois da publicidade

A fala original do presidente, dada durante entrevista à imprensa internacional, afirmava que “os traficantes são vítimas dos usuários” e que seria “mais fácil” para Brasil e Estados Unidos “combater viciados”.

A declaração foi rapidamente explorada por adversários políticos, que acusaram o governo de relativizar o crime e inverter responsabilidades.

Continua depois da publicidade

Reações políticas

O líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (RJ), classificou a frase como “um desrespeito às famílias vítimas das drogas”. Aliados do Planalto, por outro lado, afirmaram que Lula pretendia destacar a dimensão social do consumo e a necessidade de políticas públicas que tratem dependentes como questão de saúde.

Governo tenta conter desgaste

Continua depois da publicidade

A retratação no X faz parte de uma estratégia do Planalto para conter o desgaste político. Nos bastidores, auxiliares de Lula afirmam que o presidente quis reforçar o foco do governo no combate ao crime organizado — e não relativizar a atuação de traficantes.

O governo tem destacado ações recentes na área de segurança, como a PEC da Segurança Pública, enviada ao Congresso, e operações conjuntas que, segundo o Planalto, resultaram em recordes de apreensão de drogas e na desarticulação de facções criminosas.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement