POLÍTICA
Lula diz que agora tem o telefone de Trump e que irá ligar ‘toda vez que tiver uma dificuldade’

Apesar de não ter chegado a um acordo com o presidente estadunidense Donald Trump, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mostrou otimista com os próximos passos na relação entre os dois. A jornalistas, nesta segunda-feira, 27, em agenda na Malásia, o petista disse que tem o telefone de Trump e que deve telefonar para ele “toda vez que tiver uma dificuldade”.
“Não era possível, nem vocês acreditavam, que em uma única conversa nós poderíamos resolver os problemas. O que nós estabelecemos é uma régua de negociação”, declarou Lula, que complementou que equipes montadas por cada governo vão fazer a negociação, mas os dois presidentes também estarão em comunicação constante.
“Ele tem o meu telefone, eu tenho o telefone dele. Nós vamos colocar nossas equipes para negociar. A minha equipe é de alto nível. É o [Geraldo] Alckmin, o [Fernando] Haddad e o Mauro Vieira. E nós queremos negociar”, disse.
O presidente frisou ainda que não está focado em negociar apenas o fim da taxação. “Queremos negociar o fim das punições aos nossos ministros da Suprema Corte, o fim da punição contra o ministro [Alexandre] Padilha e a sua filha, e nós queremos negociar a taxação”, afirmou.
Lula disse ter dado um documento a Trump com tudo o que o gostaria de negociar. Nesse texto, ele teria destacado que os EUA possuem superávit comercial com o Brasil. “Não foram apenas palavras,ele tem um documento sabendo o que o Brasil quer. E eu acho que nós vamos fazer um bom acordo”, finalizou o presidente brasileiro.









