CIDADES
Criminosos usam drones para bombardear policiais em megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio

Em represália à megaoperação para capturar lideranças do crime organizado e combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro, criminosos usaram drones para lançar bombas contra policiais. A informação foi confirmada pelo Governo do Estado.
“Mesmo sob ataque, as forças de segurança seguem firmes no combate ao crime”, escreveu o perfil do Governo do Estado do Rio no X. Não há informação sobre agentes feridos.
A ação acontece na manhã desta terça-feira, 28, nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, as forças de segurança esperam prender cem traficantes.
Etapa da Operação Contenção, ação permanente de combate à facção, a força-tarefa foi deflagrada a partir de mais de um ano de investigação e mandados de busca e apreensão e de prisão obtidos pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).
Após a chegada dos agentes às comunidades, também traficantes reagiram com tiros e colocaram fogo em barricadas.
Por segurança, a Secretaria Municipal de Educação informou que 28 escolas municipais foram fechadas no Complexo do Alemão. Na Penha, 17 foram impactadas. Uma outra unidade de ensino estadual na região precisou ser fechada, informou a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.
Cerca de 2.500 agentes se concentram nos dois complexos, que abrigam, juntos, 26 comunidades.
Participam da operação policiais militares do Comando de Operações Especiais e das unidades operacionais da PM da capital e região metropolitana.
A Polícia Civil mobiliza agentes de todas as delegacias especializadas, distritais, da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE), do Departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e da Subsecretaria de Inteligência. A ação também conta com promotores do Ministério Público Estadual.
A ação conta com drones, helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição do Núcleo de Apoio às Operações Especiais da PM, além de ambulâncias do Grupamento de Salvamento e Resgate.