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RIO BRANCO

Professores do Acre Unem forças em movimento nacional por mais Filosofia e Sociologia no Ensino Médio

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Rio Branco, AC – Professores do Acre se uniram a educadores de outros 15 estados brasileiros em um movimento de âmbito nacional que visa reverter a diminuição da carga horária de filosofia e sociologia nas escolas públicas.

A mobilização, liderada por entidades como a Associação dos Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (Aproffib) e a Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (Abecs), também se faz presente em estados como Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Amazonas, Tocantins, Pará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

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Christian Lindberg, diretor de Políticas Educacionais da Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (Abefil), explica que o movimento busca assegurar um mínimo de duas horas semanais para cada disciplina em todas as séries do ensino médio.

A mobilização ganhou impulso após a aprovação da Lei nº 14.945/2024, que promoveu uma reforma no ensino médio. Embora a legislação mantenha a obrigatoriedade das disciplinas de filosofia e sociologia, a ausência de uma carga horária mínima definida abriu espaço para cortes nas redes estaduais, conforme apontado pela Abecs.

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O Ministério da Educação (MEC) declarou que está monitorando a implementação das novas diretrizes do ensino médio, que são orientadas pelo Conselho Nacional de Educação, com o objetivo de garantir uma “justiça curricular” e condições adequadas de ensino em todo o país.

A discussão sobre o tema já chegou ao Congresso Nacional, onde foi criada uma frente parlamentar em defesa da filosofia e da sociologia, com o objetivo de exercer pressão sobre as secretarias estaduais de educação e o próprio Ministério da Educação.

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