Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

GERAL

Governo do Acre garante tratamento urgente para bebê com cardiopatia grave em Manaus

Publicado em

Transferência da bebê ocorreu por volta das 2h da madrugada. Foto: Alefson Domingos/Secom

Rio Branco, AC – Em uma ação rápida e eficiente, o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), viabilizou a transferência da pequena Isadora, de apenas sete meses, para um centro especializado em Manaus, onde receberá tratamento para uma cardiopatia congênita grave.

Os pais de Isadora, Isaías Sobrinho e Raimunda Nonata Avelino, residentes em Pauini, no Amazonas, notaram que a bebê apresentava dificuldades respiratórias e batimentos cardíacos acelerados. Após buscarem atendimento médico em sua cidade, foram encaminhados para Rio Branco em busca de um diagnóstico preciso.

Continua depois da publicidade

Na capital acreana, Isadora foi diagnosticada com transposição das grandes artérias, uma condição que impede a circulação correta do sangue entre o corpo e os pulmões. Diante da gravidade do quadro, os médicos indicaram a necessidade de uma cirurgia corretiva de urgência, procedimento que só pode ser realizado em centros de alta complexidade.

Em menos de uma semana, a Sesacre conseguiu uma vaga para Isadora em uma unidade especializada em Manaus. A família decolou na madrugada desta sexta-feira, 31 de outubro, rumo à capital amazonense, onde a bebê receberá o tratamento necessário.

Continua depois da publicidade

O pai de Isadora, Isaías Sobrinho, relatou a saga da família em busca de ajuda para a filha. “Desde quando a minha esposa estava grávida, nós procuramos fazer tudo certinho com a gravidez dela. Fizemos pré-natal e ultrassons, e percebíamos que o coração da nossa filha era acelerado. Depois do nascimento, vimos que ela ficava cansada até para mamar. Procuramos ajuda em nossa cidade, mas lá não tem recursos para descobrir a real situação dela. Fomos encaminhados para Rio Branco, onde fomos surpreendidos com a gravidade da doença da nossa filha”, disse.

A médica Aline Pontes, residente de pediatria, explicou que todo o tratamento inicial da bebê durou cerca de uma semana, até que a transferência para Manaus foi assegurada pelo governo do Estado. “Ela tem uma cardiopatia complexa grave, que é a transposição de grandes artérias. A mãe buscou atendimento aqui em Rio Branco, e assim que foi feito o ecocardiograma, a médica cardiologista pediatra encaminhou a Isadora para internação hospitalar. A Isadora foi acompanhada por pediatras e cardiopediatras, que iniciaram o tratamento e solicitaram o TFD dela”, detalhou.

A médica também expressou a satisfação da equipe em poder proporcionar esse tratamento à Isadora. “Estamos muito felizes com esse desfecho. Desejamos que a Isadora tenha uma recuperação incrível e que, em breve, possamos vê-la com ainda mais saúde”, salientou Pontes.

Continua depois da publicidade

Para os pais de Isadora, essa foi a primeira viagem de avião, um momento de apreensão, mas também de esperança. “É uma experiência e tanto. Estou com muito medo, mas é o jeito: enfrentar. Pela saúde da minha filha, eu enfrento tudo”, afirmou o pai, emocionado.

O Governo do Acre reafirma seu compromisso com a saúde da população, garantindo o acesso a tratamentos especializados e o suporte necessário para que os pacientes possam ter uma vida saudável e digna.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade
Advertisement