RIO BRANCO
Gestante acreana liberada de Maternidade dá à luz em casa; família relata complicações

Cruzeiro do Sul, AC – Um caso inusitado e preocupante ocorreu em Cruzeiro do Sul, Acre, onde Maria Antônia Silva de Souza, de 26 anos, deu à luz sua filha Ísis Valentina em sua residência, no bairro São José, após ter sido liberada da Maternidade local. O parto inesperado aconteceu na manhã de terça-feira (4), um dia após Maria Antônia ter sido admitida no Hospital da Mulher e da Criança do Juruá Irmã Maria Inete para o parto de seu terceiro filho.
De acordo com relatos da irmã da gestante, Maria Elisângela Silva de Souza, Antônia foi liberada por um médico mesmo apresentando 4 centímetros de dilatação. Já em casa, as dores se intensificaram, e a família tentou retornar à maternidade por meio de um carro de aplicativo. No entanto, o parto se precipitou antes da chegada do veículo, e as irmãs de Maria Antônia tiveram que auxiliá-la no parto.
A situação se tornou ainda mais tensa quando perceberam que o bebê nasceu com o cordão umbilical enrolado no pescoço, causando marcas na cabeça da recém-nascida devido à compressão. “Ela correu risco”, relatou a irmã, Maria Elisângela.
Aproximadamente 45 minutos após o nascimento, uma ambulância chegou ao local e conduziu mãe e filha de volta à maternidade. A direção da Maternidade de Cruzeiro do Sul informou que irá apurar as circunstâncias do caso para esclarecer os fatos e tomar as medidas cabíveis.