POLÍCIA
Ex-vereador vai a julgamento por homicídio de pecuarista em área de fronteira

Rio Branco, AC – Um dos julgamentos mais aguardados do ano está marcado para a próxima segunda-feira (10) no Fórum Criminal de Rio Branco. O ex-vereador Mauristélio Tessinari de Souza, conhecido como “Téio Tessinari”, será julgado pelo Tribunal do Júri sob a acusação de homicídio triplamente qualificado. Ele é acusado de assassinar o pecuarista Antônio Deuzimar Santiago da Silva, de 49 anos, conhecido como “Deuzinho”.
O crime ocorreu em junho de 2022, em um ramal da Vila Maparro, território boliviano, onde ambos possuíam propriedades. Segundo a denúncia do Ministério Público, “Deuzinho” foi executado com três tiros pelas costas. “Téio Tessinari” alega legítima defesa, afirmando que a vítima o ameaçava.
As investigações revelaram que “Téio Tessinari”, neto do fundador do município de Capixaba, e “Deuzinho” eram vizinhos e sócios em um negócio de gado arrendado. A relação entre eles se deteriorou quando Tessinari suspeitou que “Deuzinho” estaria desviando parte dos animais com a ajuda de terceiros.
No dia 16 de junho de 2022, “Téio Tessinari” encontrou “Deuzinho” na porteira de sua propriedade e, após uma breve discussão, efetuou os disparos que causaram a morte do pecuarista. Em seguida, fugiu para outra região da Bolívia, permanecendo foragido até setembro de 2023, quando se apresentou no Fórum de Rio Branco e foi preso.
A defesa de Tessinari insiste na tese de legítima defesa, mas a acusação argumenta que a forma como o crime foi cometido, com a vítima sendo atingida pelas costas, dificulta a aceitação dessa versão pelo júri.
O julgamento, que será presidido pelo juiz Fábio Costa, da 1ª Vara do Tribunal do Júri de Rio Branco, tem início previsto para as 8h30 e promete atrair grande atenção da mídia e da comunidade local.









