ESPORTES
F1: Norris domina e vence de ponta a ponta Sprint do GP de São Paulo. Bortoleto bate

A corrida foi marcada por dois acidentes diferentes no mesmo momento. Oscar Piastri e Franco Colapinto bateram quase no mesmo ponto e provocaram uma bandeira vermelha. No fim, Gabriel Bortoleto bateu forte e abandonou a corrida.
No final, Kimi Antonelli cruzou a linha de chegada na segunda colocação, com George Russell, Max Verstappen e Fernando Alonso completando as cinco primeiras colocações. Na volta final, Gabriel Bortoleto bateu forte.
A classificação do GP de São Paulo da Fórmula 1 acontece ainda neste sábado, 8, às 15h no horário de Brasília.
Saiba como foi a corrida Sprint do GP de São Paulo da F1:
O clima estava bastante diferente para esta primeira atividade do sábado em Interlagos. Tempo fechado, a chuva durante a madrugada e início da manhã deixou a pista úmida no circuito, trazendo um fator extra.
Quem larga da pole-position para esta prova foi Lando Norris. Entretanto, desde 2022, a primeira edição Sprint no Brasil, o piloto que largou da ponta conquistou a vitória na disputa.
Ainda, Carlos Sainz e Yuki Tsunoda eram dois pilotos que alinharam para largar dos boxes. O motivo é que as equipes mexeram no carro com o parque fechado.
Gabriel Bortoleto, o brasileiro do grid pela primeira vez em oito anos, alinhou na 14ª colocação. O brasileiro optou, como a grande maioria, largar de médio.

Largada autorizada e Norris conseguiu manter a primeira colocação, com Kimi Antonelli, Oscar Piastri, George Russell e Max Verstappen vindo na sequência.
Mais no fundo do pelotão, o primeiro incidente da prova. Em uma tentativa de ultrapassagem em cima de Oliver Bearman, Liam Lawson tocou o piloto da Haas, o fazendo rodar e cair para 18º.
Com três voltas completadas, Norris já estava 1s6 à frente de Kimi, o segundo. Enquanto isso, o neozelandês da Racing Bulls se queixou do movimento de Ollie, dizendo que foi empurrado para a grama e não tinha para onde ir.
Então, uma enorme reviravolta no campeonato. Uma batida provocou o abandono de Piastri, que pisou na faixa branca, rodou e bateu. Na sequência, Franco Colapinto também rodou e bateu, enquanto Nico Hülkenberg se envolveu no enrosco, mas seguiu na prova.
Nesse momento, o safety-car se fez necessário e, pouco depois, uma interrupção por bandeira vermelha. Norris, Antonelli, Russell, Verstappen e Fernando Alonso são o top-5, Bortoleto subiu para 12º.
Após o reparo na barreira de proteção após as batidas, a direção de prova indicou que a relargada seria em movimento.
Reinicio autorizado em Interlagos e apesar de Norris ter mantido a ponta, muitas brigas mais atrás. A dupla da Mercedes acabou colocando lado a lado, mas Antonelli manteve a segunda posição, enquanto Verstappen e Alonso também disputaram por colocação, mas o holandês se manteve à frente.
Mais atrás, Bortoleto conseguiu deixar Isack Hadjar para trás e assumiu a 11ª colocação – mas vale lembrar que para a corrida Sprint, apenas os oito primeiros pontuam.
Com nove voltas para a bandeira quadriculada, Gabriel estava colado em Alexander Albon, a menos de 0s5 do anglo-tailandês da Williams.
Se aproximando do encerramento da corrida, Antonelli se aproximava cada vez mais de Lando, estando a apenas 0s4 do ponteiro da prova. O italiano vinha de pneu médio e Norris, macio. A dupla estava a 1s7 de Russell, o terceiro.
Na última volta, então, um revés enorme para Bortoleto. No final da reta, na curva 1, o brasileiro deu um murro no muro e destruiu o carro, abandonando a corrida e caindo para o fim do pelotão.
Na bandeira quadriculada, então, Norris garantiu a vitória dominante da Sprint do GP de São Paulo, com Antonelli, Russell, Verstappen e Leclerc completando as cinco primeiras colocações.
F1 2025, GP de São Paulo, corrida Sprint, resultado:
1) Lando Norris (ING/McLaren-Mercedes) – 24 voltas
2) Kimi Antonelli (ITA/Mercedes) – a 0s845
3) George Russell (ING/Mercedes) – a 2s318
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull-RBPT) – a 4s423
5) Charles Leclerc (MON/Ferrari) – a 16s483
6) Fernando Alonso (ESP/Aston Martin-Mercedes) – a 18s306
7) Lewis Hamilton (ING/Ferrari) – a 18s603
8) Pierre Gasly (FRA/Alpine-Renault) – a 19s366
9) Lance Stroll (CAN/Aston Martin-Mercedes) – a 23s933
10) Isack Hadjar (FRA/Racing Bulls-RBPT) – a 29s548
11) Esteban Ocon (FRA/Haas-Ferrari) – a 31s000
12) Oliver Bearman (ING/Haas-Ferrari) – a 31s334
13) Liam Lawson (NZL/Racing Bulls-RBPT) – a 38s090
14) Yuki Tsunoda (JAP/Red Bull-RBPT) – a 38s462
15) Carlos Sainz (ESP/Williams-Mercedes) – a 38s951
16) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari) – a 42s349
17) Alexander Albon (TAI/Williams-Mercedes) – a 55s456
18) Gabriel Bortoleto (BRA/Sauber-Ferrari) – a 1 volta
Não completaram
Oscar Piastri (AUS/McLaren-Mercedes)
Franco Colapinto (ARG/Alpine-Renault)









