CIDADES
Superando Barreiras Geográficas: Candidatos de Rodrigues Alves e Guajará viajam para realizar o Enem em Cruzeiro do Sul

Cruzeiro do Sul, AC – Neste domingo (9), Cruzeiro do Sul se tornou um ponto de convergência para milhares de estudantes, não apenas do município, mas também de cidades vizinhas do Acre e até mesmo do estado do Amazonas, que buscam uma oportunidade de ingressar no ensino superior através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 4.402 candidatos realizaram a prova em 15 locais distintos na cidade.
Entre os participantes, destacam-se os moradores de Rodrigues Alves (AC) e Guajará (AM), que enfrentaram desafios logísticos para chegar a Cruzeiro do Sul e participar do exame. Maria Clara Oliveira, de 17 anos, vinda de Rodrigues Alves, compartilhou as dificuldades enfrentadas para chegar à Escola Flodoardo Cabral, onde realizou a prova. “Para chegar aqui, enfrentamos a famosa balsa que todo mundo conhece. O Estado disponibilizou um ônibus pequeno e vários alunos tiveram que vir apertados em outro. Mas, graças a Deus, chegamos bem. Acredito que todos que estão aqui se dedicaram muito e vão tirar uma boa nota”, relatou a jovem, que sonha em cursar Biomedicina.
Maria Clara Mendes Tonânio, de 18 anos, moradora do Gama, zona rural de Guajará (AM), também escolheu Cruzeiro do Sul como local para realizar o Enem. Confiante em sua preparação, ela almeja uma vaga no curso de Jornalismo. “Ano passado, eu fiz a prova só com o que aprendia na escola e tirei uma nota muito ruim. Este ano, fui atrás de um cursinho, mesmo sendo difícil por morar na zona rural, tive que estudar online. Mas estou mais preparada e quero pelo menos 800 na redação”, afirmou.
Das cinco cidades que compõem o Vale do Juruá, o Enem foi aplicado em quatro, reunindo cerca de 5.500 candidatos em busca de vagas em universidades e institutos. Rodrigues Alves foi o único município da região que não sediou a aplicação do exame neste domingo (9).
A Polícia Militar foi responsável pela segurança do Enem em Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. O comandante da PM na regional, major Abraão, informou que as equipes se deslocaram em viaturas, aviões e barcos para garantir a escolta das provas e a segurança dos locais de aplicação. A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) também realizou sobrevoos na região central e em diversos pontos de Cruzeiro do Sul durante todo o domingo.









