MUNDO
Avião militar da Turquia cai e explode com 20 pessoas a bordo

Um avião militar da Turquia caiu na Géorgia com 20 pessoas a bordo minutos após decolar do Azerbaijão, nesta terça-feira, 11. A aeronave de carga, modelo C-130 Hercules, foi flagrada girando em espiral até atingir o solo. Depois que cai, o avião explode e uma coluna de fumaça preta sobe pelo ar.
Segundo o jornal britânico Independent, o Ministério da Defesa da Turquia informou que equipes de busca e resgate estavam trabalhando para chegar ao local. Por isso, o número de vítimas ainda não foi confirmado. Ainda assim, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, prestou condolências aos “nossos mártires” em um discurso depois de receber a informação do acidente.
Poucos minutos após entrar no espaço aéreo georgiano, a aeronave “desapareceu do radar sem transmitir um sinal de socorro”, informou o serviço de navegação aérea da Geórgia em um comunicado. O Ministério do Interior da Geórgia afirmou que o avião caiu “a cerca de 5 km da fronteira estatal da Geórgia” com o Azerbaijão.
O avião retornava à Turquia quando caiu, e a causa do acidente ainda está sendo investigada. Ainda segundo o jornal, a informação é de que havia tripulantes turcos e azerbaijanos na aeronave.
O presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, também se manifestou. Ele expressou suas condolências ao presidente Erdogan, “às famílias e entes queridos dos falecidos e ao povo irmão da Turquia” em um telefonema.
O C-130 Hercules é uma aeronave de transporte de carga, tropas e equipamentos. É descrito como uma aeronave militar de transporte quadrimotora turboélice, capaz de utilizar pistas não preparadas para decolagens e pousos.









