Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Restaurante da Universidade de Rondônia é interditado após intoxicação em massa de estudantes e servidores

Publicado em

Mais de 100 pessoas, entre estudantes e funcionários da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, tiveram que procurar atendimento médico após apresentarem sintomas de intoxicação alimentar, após jantar realizado no Restaurante Universitário (RU) na noite de quinta-feira (27). Em decorrência do surto, a Vigilância Sanitária interditou o estabelecimento na tarde de sexta-feira (28), visando evitar novos casos e apurar as causas.

A ação de interditar o restaurante foi determinada após denúncias feitas pela Associação dos Docentes da Unir (Adunir). Durante a fiscalização, os técnicos da Vigilância confirmaram a gravidade da situação com base em laudos médicos e relatos de vítimas que passaram mal sem acesso imediato a atendimento adequado. A suspeita é de que algum alimento ou condição sanitária do local tenha contribuído para a intoxicação em massa.

Continua depois da publicidade

A situação gerou divergências entre os órgãos envolvidos na comunicação oficial. A Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (Procea) inicialmente informou que tinha recebido apenas relatos de suspeitas de intoxicação, sem confirmação oficial. Horas depois, divulgou uma nova nota afirmando que havia acionado a Vigilância Sanitária assim que tomou conhecimento do problema. A Adunir contestou essa versão, afirmando que o chamado para as autoridades sanitárias foi feito antes mesmo da chegada dos fiscais ao local.

Para atender aos afetados e investigar as causas, o Centro Acadêmico de Medicina organizou um mutirão de atendimento, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da Secretaria de Saúde Estadual, além de equipes de Epidemiologia e Vigilância Sanitária Municipal. O objetivo é oferecer avaliação clínica às vítimas, coletar amostras de alimentos e ambientes, e determinar as possíveis causas do surto.

Continua depois da publicidade

A interdição do restaurante e a mobilização das equipes de saúde refletem a preocupação com a segurança alimentar na instituição e reforçam a necessidade de rigor na fiscalização de alimentos servidos em ambientes universitários, especialmente em tempos de aumento de casos de intoxicação por fatores diversos. As investigações continuam para esclarecer o que causou o surto e prevenir novos episódios.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement