Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

RIO BRANCO

Governo do Acre veta lei que estabelecia critérios para implantação de Centros Pop

Publicado em

Rio Branco – O governador Gladson Cameli vetou o projeto de lei que criava critérios para a implantação de Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros Pop) no Acre. O veto foi encaminhado à Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) nesta terça-feira, 2 de abril.

O projeto, de autoria do deputado Adailton Cruz (PSB), havia sido aprovado pela Aleac, mas o governo estadual alega que a proposta, após análise pelas Secretarias de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) e pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), apresentou pontos que motivaram o veto.

Continua depois da publicidade

Apesar de a Sejusp reconhecer o potencial da lei para reduzir conflitos e garantir atendimento à população de rua, a SEASDH e a PGE recomendaram o veto. A SEASDH argumenta que o projeto viola as normas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao interferir na organização e gestão da política de assistência social, estabelecendo critérios para um equipamento já regulamentado.

A PGE apontou vícios na proposta, incluindo o formal, por usurpar a competência privativa do governador para legislar sobre a organização da administração pública e implicar aumento indireto de despesas. A PGE também considera inconstitucional a iniciativa parlamentar de instituir procedimentos administrativos complexos e alterar o sistema decisório, invadindo a gestão administrativa do Executivo. Além disso, o artigo 2º do projeto, ao impor a segregação espacial dos Centros Pop, contraria valores como a dignidade da pessoa humana, a isonomia e o direito à cidade, sendo incompatível com a Constituição Federal.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement