MUNDO
Trump ameaça países que vendem drogas aos EUA: ‘Qualquer um está sujeito a ataques’

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta terça-feira, 2, que qualquer país envolvido na venda de drogas para os Estados Unidos pode ser alvo de ataques do governo norte-americano. Em reunião de Gabinete, Trump repetiu ameaça de atacar por terra suspeitos de integrarem carteis do tráfico.
“Qualquer um que fabrique isso (drogas) e venda para o nosso país está sujeito a ataques. Não apenas a Venezuela”, disse o presidente a jornalistas durante uma reunião de gabinete na Casa Branca, depois de levantar a questão da cocaína da Colômbia.
Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2025, da agência da ONU para drogas e crimes, a maior parte da cocaína que entra nos EUA vem da Colômbia, do Peru e da Bolívia. Além disso, o fentanil, responsável por quase 70% das overdoses nos EUA em 2023, vem em sua maioria do México.
O governo Trump ordenou pelo menos 20 ataques militares nos últimos meses contra embarcações suspeitas de tráfico de drogas no Caribe e na costa do Pacífico da América Latina, matando pelo menos 79 pessoas.
Grupos de direitos humanos, incluindo a Anistia Internacional, condenaram os ataques como execuções extrajudiciais ilegais de civis, e alguns aliados dos EUA expressaram preocupações crescentes de que Washington possa estar violando o direito internacional.
Venezuela ameaçada
No sábado, 29, Trump sinalizou a possibilidade de uma intervenção militar dos EUA na Venezuela. Ele disse que o espaço aéreo acima e ao redor da Venezuela deveria ser considerado “fechado em sua totalidade”, mas não deu mais detalhes, provocando ansiedade e confusão em Caracas.
O governo Trump está avaliando as opções para combater o que tem sido retratado como o papel de Maduro no fornecimento de drogas que matam norte-americanos. Maduro negou ter qualquer ligação com o comércio ilegal de drogas. (*Com informações da Reuters)









