Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Acre tem 8 nomes na lista vermelha nacional de criminosos mais procurados

Publicado em

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) divulgou na segunda-feira (8) a atualização da “lista vermelha” do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) — que reúne os 216 criminosos mais buscados do país — e o Acre aparece com oito representantes, todos classificados de alta periculosidade. Os foragidos têm histórico de crimes graves, participação em facções e mandados de prisão em aberto.

A lista, de caráter estratégico para o enfrentamento a organizações criminosas, conta com unificação de dados que auxilia operações interestaduais — um fator crucial para localizar suspeitos que fugem por diferentes estados, como aconteceu com casos recentes no Acre, onde foragidos de presídios foram buscados em cidades do Amazonas e Rondônia.

Continua depois da publicidade

Os crimes associados aos nomes acreanos na lista seguem o perfil de violência registrado no estado nos últimos anos: homicídio, tráfico de drogas, associação criminosa e abusos contra vulneráveis. Alguns deles têm ligação a facções como o Comando Vermelho, que já teve líderes buscados por ações da Polícia Federal no Acre e na região da fronteira com o Juruá.

Para incentivar a colaboração da população, as denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais 190 (Polícia Militar), 197 (Polícia Civil) e 181 (Disque Denúncia). O site do MJSP também disponibiliza fotos e dados pessoais dos foragidos para consulta, facilitando a identificação e o encaminhamento de informações às autoridades.

Continua depois da publicidade

O governo afirma que a iniciativa fortalece o combate às organizações criminosas, permitindo maior integração entre forças policiais de diferentes estados e acelerando o cumprimento de mandados de prisão.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement