Rio Branco (AC) – 16 de janeiro de 2026 – O Campeonato Acreano Série A de 2026 deu largada na noite de quinta-feira (15) no Estádio José de Melo – mais conhecido como Tonicão – com dois jogos que deixaram os torcedores em ebulição. Na estreia da competição, o atual bicampeão estadual Independência não conseguiu vencer o promovido Santa Cruz-AC, com o confronto encerrando em um empate emocionante por 2 a 2. Já na outra partida da rodada, o Galvez confirmou o status de favorito ao título ao golear o São Francisco por 4 a 1.
Com a camisa nova da elite acreana após garantir a conquista da Série B no ano passado, o Santa Cruz mostrou que veio para competir e deu um basta inicial no Independência. Aos seis minutos, Marquinhos abriu o placar com um movimento rápido pela linha direita, que terminou em um chute preciso no canto inferior direito da baliza adversária. Aos 12 minutos, Alex Danilo aproveitou uma falha na marcação do time da casa para ampliar a vantagem dos visitantes, deixando o Tonicão em silêncio.
Mas o Independência não é bicampeão por acaso. Aos 31 minutos, o meio-campista João deu o primeiro sinal de reação, conectando um poderoso chute da entrada da área que deixou o goleiro do Santa Cruz sem chances. E ainda no acréscimo do primeiro tempo – aos 46 minutos – Israel apareceu no ponto certo para finalizar um cruzamento rasteiro e igualar os placares, garantindo que os times voltassem ao vestiário com o jogo equilibrado. No segundo tempo, apesar de algumas oportunidades de ambas as equipes, não houve mais gols.
No segundo confronto da noite, o Galvez demonstrou sua superioridade técnica e goleiro o São Francisco, com todos os gols contabilizados na etapa final da partida. O atacante Anderson esteve no centro das ações, distribuindo três assistências e comandando o ataque do time conhecido como Imperador.
A abertura do placar veio aos 11 minutos, quando Gabriel se sobressaiu na área para marcar de cabeça após uma cobrança de escanteio preparada por Anderson. Aos 17 minutos, Patrick solidificou a vantagem do Galvez com um chute rasteiro desde fora da área, que ao bater na trave deu ainda mais dificuldade para o goleiro adversário. O São Francisco conseguiu diminuir aos 25 minutos, quando Adriano aproveitou uma falha na organização da defesa galvezense para colocar a bola nos fundos da rede.
Porém, o time da casa não deixou que a reação dos adversários se concretizasse. Aos 31 minutos, Hiaguinho recebeu uma passe perfeita de Anderson para marcar o terceiro gol do Galvez. Aos 37 minutos, a dupla se repetiu: mais uma assistência do número 10 e mais um gol do atacante, que fechou a goleada e garantiu os três pontos iniciais para o time carioca da capital acreana.

Foto: Sueli Rodrigues/Arquivo Pessoal









