Mais de 180 pais fizeram um buzinaço em frente a um colégio em Juazeiro do Norte, no Ceará, e surpreenderam o porteiro Antônio Pereira da Silva, 49 anos, apelidado de “Toin”, que trabalha no local há 28 anos. Eles se reuniram para entregar uma motocicleta de presente ao profissional como forma de agradecimento pelo amor e carinho que ele tem com todos os pais e alunos da escola.
O momento foi registrado pela farmacêutica e acupunturiatra Yasmin Macedo de Sous, 32 anos, uma das mães que participou da iniciativa, e foi compartilhado nas redes sociais. O vídeo viralizou e já alcançou milhões de visualizações. As imagens mostram centenas de carros buzinando nas proximidades do Colégio São Francisco de Assis, os pais com bexigas, apitos e fogos de artifício, além do porteiro emocionado com a surpresa.
“Obrigada por cada sorriso sincero todos os dias de manhã, obrigada por cada risada, cada conversa, cada abraço em nossos filhos. Gratidão por todas as vezes em que você fez muito mais que sua função. Esperou um aluno enquanto o pai não conseguia chegar a tempo para buscar, mesmo passando do seu horário, e quando chegamos você sempre diz: ‘conte comigo, não se preocupe não que ele está aqui seguro'”, escreveu Yasmin na publicação.
“Obrigada por, literalmente, parar o trânsito para nossos filhos atravessarem a rua, por cada guarda-chuva compartilhado nos dias nublados, por cada porta de carro aberta para que nossos filhos descessem do carro, por cada bolsa carregada, e pelo acolhimento todos os dias. Sinta-se amado e abraçado”, completou.
Ao Terra, Antônio relatou que chorou de emoção ao ver o que estava acontecendo e que a ficha ainda não caiu: “Nunca aconteceu isso. Foi a minha maior felicidade. Eu amo meu trabalho”, diz. “Eu não esperava, mas quando a gente trabalha com transparência, amor, carinho, a gente colhe o melhor. Essa surpresa chegou na hora certa, eu só tenho a agradecer, fiquei feliz de coração.”
Vaquinha entre os pais
A homenagem foi realizada em um sábado, no dia 13 de dezembro do ano passado e foi a primeira vez que uma iniciativa desse tipo foi feita na escola. Em entrevista ao Terra, Yasmin conta que a ideia surgiu de outra mãe, a Cleia, que compartilhou a proposta com os pais do colégio por um aplicativo de mensagens e teve a adesão da maioria. A iniciativa aconteceu após os pais ficarem sabendo que a moto de “Toin” estava dando muitos problemas, mas ele não tinha condições financeiras para comprar uma nova agora.
“Tudo foi feito em sigilo para que fosse realmente uma surpresa para ele”, lembra a farmacêutica. “A gente sabia que ele era muito humilde e que precisava desse transporte, que fosse seguro, porque a moto deixava ele muito na mão”, acrescenta.
Ao todo, 185 pais participaram e cada um contribuiu com o valor que era possível. Juntos, eles arrecadaram cerca de R$ 9 mil. Com o valor, foi possível comprar a motocicleta e o dinheiro que sobrou foi entregue para Antônio usar na ceia de Natal da família. O dono da loja de motos também ficou sabendo da ação e, na hora da compra, descontou R$ 1 mil do valor do veículo para ajudar.
No dia da entrega do presente, os pais contaram com a ajuda de outros profissionais do colégio, que pediram para o porteiro comparecer ao local para uma reunião. “Toin” comentou que percebeu uma movimentação diferente entre as mães, mas não imaginava que seria uma surpresa dessas. O porteiro se emocionou ao ver a homenagem e a grande festa que fizeram. “Esse presente ficou para a história”, diz Antônio.
“Ele agradecia a todo mundo, aos pais, aos alunos, disse que ama muito o que faz. Disse que ia guardar a moto para não arranhar”, também recordou Yasmin.
Porteiro muito querido
Além de mãe de uma criança de oito anos que estuda na escola, Yasmin e seu marido são ex-alunos do ensino médio do colégio. Na época, Antônio já era o porteiro. “A gente sempre teve esse carinho com o Antônio, ele se preocupava muito com a gente”, afirma.
Ela conta que o porteiro é muito acolhedor e sempre fez mais do que a sua função. “Ele conhece o nome de todos, o carro dos pais quando vão buscar os filhos, sempre ficava com a gente quando passava do horário para buscar. Ele é muito querido. São 28 anos na escola e 28 anos que ele é exatamente dessa forma.”
Yasmin ainda comenta sobre a importância de valorizar todos os profissionais que trabalham nas escolas: “O porteiro, muitas vezes, é aquele profissional que está ali, mas muitas pessoas fingem que não estão vendo. Ver que o vídeo viralizou me emocionou profundamente, saber que as pessoas estão vendo. Por mais que tenham pessoas que desvalorizem e deixem os porteiros, profissionais da limpeza invisibilizados, a gente conseguiu mostrar o quanto esses profissionais são importantes, sem eles nada anda, nada funciona. E que a profissão deles é tão importante quanto qualquer outra profissão”.
Agora de férias, Antônio revela que não vê a hora de retornar ao trabalho, tanto para ver os alunos, que considera sua família, quanto para usar a moto para ir trabalhar. No momento, o porteiro está aguardando a sua documentação e a do veículo ficarem prontas para poder usá-lo. “Estou ansioso. Vou começar as aulas com uma moto nova”, afirma, animado.









