RIO BRANCO (AC), 24 de janeiro de 2026 – A capital acreana figura na 11ª colocação entre as capitais brasileiras no pilar de Qualidade da Educação do Ranking de Competitividade dos Municípios 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No cenário nacional, que engloba 418 municípios com mais de 80 mil habitantes, Rio Branco ocupa a 214ª posição.
Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Teresina (PI) são as capitais que lideram os indicadores educacionais do país na avaliação do CLP. Na outra ponta do ranking entre as capitais, Salvador (BA), Macapá (AP) e Natal (RN) aparecem nas últimas posições.
O pilar de Qualidade da Educação, que representa 6,4% da pontuação total do ranking, avalia não apenas o acesso ao ensino, mas principalmente se há aprendizado efetivo e desenvolvimento humano. A metodologia destaca que garantir a entrada dos alunos na escola é essencial, mas o fator transformador para as sociedades é assegurar que eles adquiram conhecimentos e habilidades.
Municípios com bons resultados nesse quesito tendem a formar cidadãos mais autônomos e preparados para impulsionar o crescimento econômico e social. Por outro lado, desempenhos insuficientes na aprendizagem ampliam desigualdades e comprometem o progresso local.
O ranking de competitividade como um todo analisa 65 indicadores distribuídos em 13 pilares, divididos em três dimensões: economia, instituições e sociedade. O objetivo é apoiar gestões municipais e incentivar a cobrança por melhores serviços públicos.









