TARAUACÁ – A vice-governadora Mailza Assis lançou nesta sexta-feira (20) a Carreta da Saúde da Mulher, dentro do programa “Agora Tem Especialista”, no município de Tarauacá. A ação, resultado de uma parceria entre o governo federal e o governo do Acre, visa atender às demandas reprimidas de saúde da população da regional Tarauacá-Envira, focando especialmente no cuidado com as mulheres.
O programa é uma iniciativa do Ministério da Saúde que disponibiliza unidades móveis especializadas para regiões com alta demanda, áreas isoladas ou de difícil acesso. No Acre, Tarauacá recebe pela primeira vez uma carreta voltada exclusivamente à saúde feminina; anteriormente, a unidade esteve em Brasileia e Rio Branco, atendendo a regional do Alto Acre e a capital.
“São especialistas aqui no nosso estado, e esses atendimentos na área da mulher – com foco na prevenção e no encaminhamento para tratamentos necessários – são fundamentais. Agradecemos ao governo federal e a toda a coordenação da carreta por essa iniciativa que chega em boa hora e ajuda a melhorar a saúde da mulher acreana”, destacou Mailza Assis durante a solenidade.
Foco em diagnóstico precoce de câncer
A unidade móvel concentra seus esforços no diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer do colo do útero, dois dos principais agravos à saúde feminina no país. As pacientes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – previamente encaminhadas pelo município – terão acesso a consultas especializadas, mamografias, ultrassonografias transvaginais e acompanhamento direcionado. A estrutura conta com toda a tecnologia, insumos e equipe multiprofissional necessária para realizar os procedimentos de forma rápida, segura e humanizada.
A iniciativa reforça o compromisso com a saúde da mulher, ampliando o acesso à prevenção, reduzindo filas de espera por exames especializados e promovendo a descentralização dos serviços de saúde no interior do estado, contribuindo para a melhoria dos indicadores de saúde feminina no Acre.
Parceria tripartite fortalece o SUS
O superintendente do Ministério da Saúde no Acre, Pedro Oliveira, explicou que o objetivo é levar o atendimento mais próximo da população e diminuir os tempos de espera. “É um programa federal em parceria com o governo estadual e os municípios. Nosso foco é trazer esses serviços para as comunidades e reduzir o tempo de espera das pessoas cadastradas na regulação. Atenderemos Tarauacá e Feijó, e agradecemos ao governo federal, ao ministro da Saúde e ao presidente Lula pela iniciativa”, enfatizou.
O governo do Acre tem investido em políticas públicas de saúde que atendem tanto a população urbana quanto rural, com serviços que vão desde a atenção básica até procedimentos de média e alta complexidade. Destaque para o programa Opera Acre, que tem reduzido filas de espera para cirurgias, transplantes de órgãos e atendimentos especializados, ampliando o acesso ao SUS.
“Aqui as mulheres têm a possibilidade de fazer o exame e já contar com a avaliação médica – principalmente de mastologistas no caso do risco de câncer de mama. É uma iniciativa federal, em parceria com o governo estadual, e o município abraça o SUS em sua plenitude. Essa parceria tripartite trabalha juntos para melhorar a vida da nossa população”, finalizou o prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno.










