A diretoria da Santa Casa da Amazônia emitiu uma nota oficial neste sábado (25) para responder às acusações feitas pelo ex-senador Jorge Viana. A instituição nega veementemente qualquer irregularidade na gestão de recursos e informou que vai recorrer ao Poder Judiciário para se defender.
As acusações surgiram após uma representação protocolada no Supremo Tribunal Federal (STF), onde Viana questiona o uso de verbas de emendas parlamentares do senador Márcio Bittar. Para a Santa Casa, as alegações são infundadas e visam prejudicar a imagem da entidade.
“De forma temerária, irresponsável e sem qualquer lastro probatório, atribui-se à instituição a prática de malversação de recursos. As afirmações configuram, em tese, condutas ilícitas contra a honra, ao imputar falsamente prática criminosa a uma instituição idônea, caracterizando uma narrativa ofensiva e potencialmente caluniosa”, diz trecho da nota.
A entidade reafirma que todos os valores recebidos são aplicados rigorosamente dentro da lei, passando por controles, fiscalizações e auditorias constantes. A diretoria destaca ainda que as parcerias com parlamentares, incluindo Márcio Bittar, têm o único objetivo de atender às demandas da população e melhorar os serviços de saúde no estado.
“Todas as informações referentes à destinação e aplicação desses recursos encontram-se integralmente disponíveis para consultas públicas, por meio do portal TransfereGov, no Ministério da Saúde, e também no nosso Portal de Transparência. Ou seja, não há nada a esconder”, garantiu a instituição.
Diante da gravidade do que considera ataques sem fundamento, a Santa Casa informou que já estuda adotar todas as medidas judiciais cabíveis. Além da defesa da pessoa jurídica, o departamento jurídico avalia entrar com ações cíveis e criminais em nome dos diretores e funcionários, visando à responsabilização do autor das declarações.
“Não admitimos qualquer tentativa de macular nossa honra, nossa credibilidade e a relevância dos serviços prestados. Não nos intimidaremos diante de ataques infundados e seguiremos atuando com firmeza, responsabilidade e absoluto compromisso com a legalidade e o interesse público”, concluiu a nota.








