O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, agradeceu nesta segunda-feira (22/6) ao primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, após o anúncio de sua renúncia ao cargo.
Em mensagem publicada nas redes sociais, Zelensky destacou a parceria construída entre os dois governos durante a guerra e afirmou que o Reino Unido continuará sendo um dos principais aliados de Kiev.
Continua depois da publicidade
“Keir, agradeço toda a nossa cooperação, o seu apoio e as decisões conjuntas que contribuíram para fortalecer a nossa Europa e a nossa defesa da vida”, escreveu o líder ucraniano.
Na publicação, Zelensky afirmou que os dois países construíram uma relação próxima ao longo dos últimos anos e elogiou o papel desempenhado por Londres na defesa da Ucrânia.
“O Reino Unido tem sido, é e continuará a ser um dos líderes mundiais. Aqui na Ucrânia, valorizamos profundamente a Grã-Bretanha”, declarou. “Temos confiança na Grã-Bretanha. Keir, será sempre um convidado bem-vindo na Ucrânia.
Aliado central de Kiev
- O pronunciamento do ucraniano reflete a relação de proximidade desenvolvida entre Starmer e Zelensky.
- Durante seu mandato, o Reino Unido manteve-se entre os principais apoiadores políticos, financeiros e militares da Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia.
- Sob sua liderança, Londres ampliou programas de treinamento para militares ucranianos, forneceu armamentos e participou de iniciativas diplomáticas voltadas à coordenação da resposta ocidental à guerra.
- Os dois líderes também se encontraram diversas vezes em Londres e em cúpulas internacionais para discutir segurança europeia, defesa aérea e o futuro das negociações envolvendo Moscou e Kiev.
- Em um período marcado por incertezas na política externa dos Estados Unidos e mudanças entre governos europeus, o Reino Unido foi visto por autoridades ucranianas como um dos pilares de sustentação da ajuda internacional ao país.
Renúncia abre disputa no Partido Trabalhista
Mais cedo, Starmer anunciou que deixará o cargo de primeiro-ministro e dará início ao processo para escolha de seu sucessor na liderança do Partido Trabalhista.
Apesar da renúncia, ele permanecerá no posto até que um novo líder seja escolhido. Segundo o cronograma divulgado, as candidaturas serão registradas entre 9 e 16 de julho.
O favorito para assumir o comando do partido e, consequentemente, do governo britânico, é Andy Burnham, ex-prefeito de Manchester e integrante da ala mais à esquerda dos trabalhistas.
Burnham recebeu apoio público de Wes Streeting, que era considerado um dos principais nomes para disputar a sucessão.
Caso não surjam outros concorrentes, a expectativa é que o novo premiê seja confirmado em 1º de setembro.
Propaganda