O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho devido a uma onda de calor que afetará vários municípios nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a partir da próxima terça-feira, dia 3. Este alerta, classificado como o mais grave pela instituição, indica uma situação de elevado perigo para a população.
A onda de calor é um fenômeno climático caracterizado por temperaturas excepcionalmente altas, que ultrapassam os padrões normais para uma região em um determinado período do ano e se estendem por vários dias consecutivos. De acordo com o Inmet, as temperaturas na região sul do Brasil poderão registrar uma elevação de até 5°C acima da média por um período superior a cinco dias.
O alerta vermelho permanecerá em vigor até a próxima sexta-feira, dia 6, abrangendo mais de 500 cidades no Sul do Brasil. As áreas mais afetadas incluem o oeste e o norte de Santa Catarina, o sudoeste, noroeste, nordeste e centro do Rio Grande do Sul, além das regiões sudoeste, centro e sudeste do Paraná.
Além disso, o Inmet também divulgou previsões para fevereiro, indicando que este mês trará chuvas acima da média nas regiões Norte e Sudeste do país, enquanto o Sul e o Centro-Oeste devem enfrentar volumes de chuva abaixo da média. As temperaturas na maior parte do território nacional devem ficar acima dos valores habituais, com registros esperados de até 1°C acima da média nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Imagem: Joédson Alves/Agência Brasil
Com informações de Agência Brasil









