BRASIL
Dos 20 mortos por Covid em janeiro no Acre, cinco não tomaram nenhuma dose de vacina e nenhum recebeu a dose de reforço
Das 20 pessoas que morreram vítimas da Covid-19 no mês de janeiro no Acre, cinco não tinham tomado nenhuma dose de vacina contra a doença. O dado é da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) divulgado nesta segunda-feira (7) a pedido do g1.
O levantamento aponta que nenhum dos mortos pela Covid no mês passado tinha recebido a dose de reforço do imunizante. As vítimas tinham entre 42 e 96 anos.
Há ainda quatro vítimas que estão com status “ignorado” com relação à vacinação. Isso porque, segundo a Sesacre, não há nenhuma informação de vacina dessas pessoas no e-SUS.
Os dados mostram ainda que entre as vítimas nove haviam tomado a 2ª dose do imunizante. E duas tinham tomado somente a primeira dose da vacina.
Ainda segundo a Sesacre, as informações sobre a situação vacinal das vítimas da Covid-19 são retiradas do e-SUS. E, portanto, alguns dos dados podem mudar de acordo com a atualização da plataforma. Ou seja, uma vítima pode ter tomado mais de uma vacina e ainda não constar no sistema até a data da consulta.
Internações
Em todo o estado há 82 pessoas internadas, das quais 79 com teste positivo, conforme o painel de informações sobre a Covid-19 no Acre.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado está em 66,67%. Dos 30 leitos de UTI existentes, 20 estão ocupados, desses 17 só no Into, onde a taxa de ocupação atingiu os 85%. São 20 leitos de UTI em Rio Branco e 10 em Cruzeiro do Sul.
Com relação às enfermarias, há um total de 62 pessoas internadas, o que representa uma taxa de ocupação de 88%. No Into, dos 40 leitos de enfermaria, 28 estão ocupados. O g1 tentou contato com a gerência do hospital de campanha de Rio Branco para saber sobre situação vacinal das pessoas internadas na unidade, mas ainda não recebeu resposta até última atualização desta reportagem.
No último dia 23 de janeiro, em meio ao aumento de atendimentos e internações, a gerente-geral da unidade, Helen Freitas, informou que dos oito internados na UTI na época, cinco não tomaram vacina e três não completaram o esquema vacinal.
O Into é a principal unidade de atendimento de casos de Covid na capital acreana. A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) disponibilizou o hospital para atender esses pacientes em junho de 2020.
Terceira onda de Covid no Acre
Em janeiro deste ano, o Acre bateu recorde de casos positivos para a Covid-19. O estado registrou um total de 12.876 pessoas infectadas pela doença, o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Esse total é quase que 90% maior do que o número registrado em janeiro de 2021, que foi 6.847. A explicação para o aumento é a chegada da variante Ômicron no estado.