BRASIL
Avião presidencial com Lula tem problema técnico e aguarda gastar combustível para pousar em aeroporto no México
O avião presidencial que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou um problema técnico pouco após a decolagem na Cidade do México, nesta terça-feira (1º). A aeronave, um modelo VC-1 da Força Aérea Brasileira (FAB), estava a caminho do Brasil quando a falha foi identificada. Após a resolução do problema, os pilotos aguardaram o consumo de combustível necessário para realizar o retorno ao aeroporto de origem. As informações são do blog da Natuza Nery, do portal G1.
De acordo com informações do governo brasileiro ao blog da Natuza Nery, o problema técnico foi solucionado, mas a aeronave precisou seguir em voo por um período adicional antes de pousar, cumprindo os protocolos de segurança. Segundo uma fonte, o tempo estimado para o pouso era de cerca de duas a duas horas e meia.
O presidente Lula estava na Cidade do México para participar da posse de Claudia Sheinbaum como presidente do país. Na semana anterior, Lula esteve nos Estados Unidos, onde participou da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Durante o voo, o presidente e sua equipe mantiveram comunicação com o Palácio do Planalto e estavam tranquilos, de acordo com relatos de integrantes da comitiva.
Ainda segundo fontes ligadas ao governo, uma das hipóteses para o problema técnico, que ainda precisa ser confirmada, é a possibilidade de uma colisão com um pássaro que teria atingido a turbina da aeronave. A troca de avião está sendo considerada para que a viagem de retorno ao Brasil seja concluída.
A Força Aérea Brasileira (FAB) emitiu uma nota oficial confirmando o incidente. Segundo o comunicado, a falha foi detectada logo após a decolagem e os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso. Os pilotos aguardaram o consumo de combustível para garantir um pouso seguro no aeroporto da Cidade do México.
O retorno de Lula ao Brasil deve ocorrer ainda nesta terça-feira, em outra aeronave. Ao todo, 16 pessoas estavam a bordo no momento do incidente.