BRASIL
Bancos e voos: saiba como apagão cibernético afeta serviços no Brasil
O apagão de computadores de todo o mundo, que impactou diversos serviços nesta sexta-feira, 19, provoca reflexos também no Brasil. Entre as principais reclamações estão os relatos de usuários de aplicativos bancários e também a incerteza quanto a atrasos de voos.
Os Bancos Bradesco e Neon registravam reclamações de usuários de redes sociais, que enfrentavam sistemas instáveis para entrar nos aplicativos. Ao Terra, o Bradesco disse que, “em virtude do apagão cibernético global que afeta várias empresas no mundo, os sistemas dos canais digitais do Bradesco apresentam indisponibilidade nesta manhã. Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente”.
A reportagem ainda aguarda retorno do Neon para saber se os problemas de acesso estão relacionados ao ataque ou se são pontuais.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), o Bradesco pedia a clientes para tentarem usar o app mais tarde.
Em nota a reportagem, o BC limitou-se a dizer que “os sistemas do Banco Central estão funcionando normalmente.”
Voos
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos), afirmou que operação dos aeroportos está normal no Brasil. “Recebemos a notícia de que companhias aéreas ao redor do mundo estão sendo afetadas em suas operações devido a um apagão cibernético. Até o presente momento, não tivemos impacto nas operações dos aeroportos brasileiros”, escreveu nas redes sociais.
“Vamos continuar monitorando ao lado da Anac para que o nosso transporte aéreo não tenha prejuízos”, completou Costa Filho.
Em nota, o Grupo LATAM informou que até o momento a operação não registrou impactos diante da queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft e lamentou qualquer inconveniente que essa situação possa causar aos clientes.
Em seu perfil no X, a LATAM Airlines Brasil solicitou a passageiros que verificassem o estado dos voos.
Ao Terra, a Azul Linhas Aéreas informou que “devido intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos Clientes”.
A Azul ainda colocou um banner em seu portal, pedindo para que clientes cheguem cedo aos aeroportos.
Pane global
Uma pane informática global provocou paralisação de voos e aeroportos e problemas em serviços bancários e de comunicação em diversos países do mundo nesta sexta-feira, 19. O problema começou na empresa de segurança digital CrowdStrike e afeta sobretudo usuários de sistemas da Microsoft, que disse ter adotado “ações de mitigação” para tentar minimizar os transtornos.