Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

BRASIL

Brasil ocupa 10ª posição mundial em nascimento de bebês prematuros

Publicado em

No dia em que é celebrado Dia Mundial da Prematuridade, nesta quarta-feira (17), a Organização Pan-americana de Saúde (Opas) indica que o Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade – ou seja, crianças nascidas abaixo do peso normal. Em todo o mundo, de acordo com a Opas, nascem anualmente mais de 1 milhão de bebês prematuros, pequenos e gravemente doentes, só nas Américas.

O bebê é considerado prematuro, segundo parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), quando nasce antes das 37 semanas de gestação. Essa foi a principal causa de mortalidade infantil em todo o mundo, segundo a organização.

Continua depois da publicidade

Para alertar e informar sobre a prematuridade, a Rede Mundial de Prematuridade realiza anualmente uma campanha de sensibilização. Em todo o mundo, monumentos e prédios públicos são iluminados de roxo para chamar a atenção para a causa, na chamada Global Illumination Initiative.

Neste ano, o foco é a separação zero entre mãe e bebê prematuro. A ideia é permitir que a mãe tenha condições de ficar internada para acompanhar o filho prematuro o tempo todo e que o pai também tenha livre acesso. Em virtude da pandemia de covid-19, o ambiente hospitalar precisou se readequar às normas de segurança, o que acabou separando os bebês prematuros de seus pais.

Continua depois da publicidade

O Novembro Roxo, mês da conscientização para os cuidados e prevenção da prematuridade, também alerta sobre o crescente número de partos prematuros, e como preveni-lo, além de informar sobre as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement