Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

BRASIL

Brasil se autodeclara livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos

Publicado em

Brasil se autodeclarou livre da gripe aviária nesta quarta-feira, 18 Foto: Divulgação/Agência Senado

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) informou, nesta quarta-feira 18, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) que se autodeclara livre da gripe aviária – doença cujo nome oficial é influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – após 28 dias sem novos casos da doença.

O anúncio foi feito após a realização de um período de vazio sanitário. Essa medida é tomada quando se proíbe o cultivo de determinadas culturas, ou a criação de algum tipo de animal, em áreas específicas, com o objetivo de reduzir a incidência de doenças ou pragas.

Continua depois da publicidade

O vazio sanitário teve início em 22 de maio, após a conclusão da desinfecção da granja localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde foi registrado, no dia 16 de maio, o primeiro e único foco da doença em uma granja comercial no país.

O fim do prazo sem novas ocorrências mostra que o Brasil finalizou todas as ações sanitárias exigidas, e recupera novamente o status de livre da doença.

Continua depois da publicidade

“Não se comemora uma crise, mas é preciso reconhecer a robustez do nosso sistema sanitário, que respondeu com total transparência e eficiência”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, em comunicado oficial do governo.

“Seguimos todos os protocolos, contivemos o foco e agora avançamos com responsabilidade para uma retomada gradativa do comércio exterior, mostrando a força do serviço sanitário brasileiro”, completou o ministro.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement