BRASIL
Califórnia passa a ser estado americano que mais importa do Brasil
A Califórnia assumiu, pela primeira vez, a liderança do ranking de estados americanos que mais importam do Brasil. A posição sempre pertenceu a Nova York, mas, em 2023, o cenário mudou.
As informações são do Mapa de Comércio e Investimentos Brasil-Estados Unidos da Amcham Brasil, que será lançado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e a Amcham Brasil na terça-feira (18/6), em São Paulo.
O levantamento mostra que todos os estados americanos importam produtos do Brasil e que dez deles concentram 77% do valor das exportações brasileiras para os Estados Unidos.
Os quatro estados americanos que mais importam do Brasil atualmente são, consecutivamente, Califórnia, Texas, Flórida e Illinois.
O perfil de exportações do Brasil para os Estados Unidos tem mudado, o que explica estados como a Califórnia terem se destacado. Agora, os americanos têm importado peças da área de tecnologia, como válvulas e tubos termiônicos, diodos, transistores, equipamentos de telecomunicações e acessórios de veículos.
O Mapa de Comércio e Investimentos Brasil-Estados Unidos celebra 200 anos das relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Estados Unidos.