BRASIL
Carro mais vendido do Brasil tem mudanças e agora é Turbo
O carro mais vendido do Brasil tem mudanças importantes e agora é turbo! O Fiat Strada manteve a tradição e mais uma vez se antecipa à concorrência. Pela primeira vez, uma picape do segmento B (picapes pequenas) ganha motor turbinado. A Nova Strada 2024 vem equipada com o motor 1.0 T200 Flex nas versões topo de linha: Ultra e Ranch.
Com a novidade, o Fiat Strada ficou mais potente e sem deixar de ser econômico no topo da gama. A potência passa de 107 cv para 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e o torque sobe de 134 Nm para 200 Nm (nos dois combustíveis. O câmbio é o automático CVT de 7 marchas com trocas manuais sequenciais pela borboleta do volante e pela alavanca.
A novidade equipa tanto a versão Ranch quanto a nova versão Ultra. As duas picapes topo de linha têm o mesmo preço (R$ 132.990), o que significa que a Nova Strada ganha a “estratégia em Y” que já fez sucesso no Fiat Toro. No caso do Fiat Strada, a Ranch mantém a pegada off-road e a Ultra procura ser uma picape urbana.
Já dirigimos a Nova Strada Ultra em Florianópolis, Santa Catarina. Apesar de o test-drive de lançamento não ter passado por áreas de alta velocidade, pudemos fazer acelerações de 0 a 100 km/h e retomadas em várias faixas de velocidade.
A picape líder do mercado brasileiro realmente ficou mais rápida e mais ágil. O turbocompressor tem um pouco de retardo quando o motorista pisa rapidamente no pedal do acelerador, mas o ganho de velocidade é facilmente perceptível. O tempo gasto para ir de 0 a 100 baixou de 12 segundos para 9s5.
É rodando em baixas velocidades no trânsito e fazendo retomadas que o Fiat Strada Turbo ficou muito melhor. Ganhou notória agilidade com o motor 1.0 turbo, o que faltava (e ainda falta) nas versões equipadas com motor 1.3 aspirado. O câmbio CVT é o mesmo e ficou mais ajustado para a performance do que para a economia.
E ainda é possível colocar um pouco de pimenta no tempero da Nova Strada Turbo. Basta apertar a tecla vermelha no volante de direção para que o veículo entre em modo Sport e entregue respostas mais rápidas nas solicitações do acelerador. Além do modo Sport, é possível ajustar a Nova Strada Turbo para uma condução mais eficiente ou mais confortável.
Mudanças visuais com o turbo
Para diferenciar as duas versões turbinadas, a Fiat fez algumas mudanças visuais na picape Cabine Dupla. A grade central e o parachoque dianteiro têm novos formatos. Há novas molduras para os faróis auxiliares, o que contribuiu para deixar o aspecto visual mais esportivo. O skidplate também foi modificado.
As rodas de liga leve de 16” também são novas. O desenho é o mesmo, mas o acabamento diferencia o visual das rodas nas versões Ultra e Ranch. A versão Ultra, que tem rodas quase inteiramente pintadas de preto, tem proposta mais esportiva e urbana. Ambas usam pneus 205/55 R16, mas na Ranch eles são ATR de uso misto, para uso fora-de-estrada.
A Nova Strada Ultra se diferencia também pelas molduras pretas (cromadas na Ranch) e por um filete horizontal vermelho na grade. Por dentro elas também são ligeiramente diferentes (a Ranch tem couro marrom).
Em termos de equipamento, as duas picapes turbinadas ganharam acabamento em couro nos porta-braços das portas, multimídia 7” com Android Auto Auto e Apple CarPlay conectados sem fio, carregador de celular por indução e um interessante mostrador da porcentagem do turbo e da potência no computador de bordo, que fica destacado no quadro de instrumentos.
Para receber o motor 1.0 turbo de 125/130 cv (g/e), o Fiat Strada recebeu novos amortecedores e molas dianteiras e teve aumento da rigidez torcional. Os freios ganharam novas pinças. E a direção elétrica foi recalibrada para oferecer mais robustez e segurança.
Série especial Edizione 25
Baseada na versão Ultra, a série especial Edizione 25 estreia neste facelift do Fiat Strada para comemorar 25 anos de sucesso da picape, que é líder desde que lançou a versão Cabine Estendida. A parte mecânica é a mesma: motor 1.0 turbo de 135 cv e 200 Nm com câmbio CVT de 7 marchas.
Serão apenas 1.025 unidades numeradas de 0001 a 1025 em uma plaquinha colada no painel de instrumentos. O preço é R$ 135.990 e ela vem na cor exclusiva Cinza Strato (veja abaixo, na galeria).
A Nova Strada Edizione 25 traz teto bicolor preto, para-barro, rodas de liga leve escurecidas de 16″, adesivo lateral e, na caçamba, o Fiat Box com chave. Por dentro ela tem badge comemorativa, detalhes em vermelho e soleira exclusiva.
Slogan sem data de validade
O carro mais vendido do Brasil mudou porque a Stellantis (dona da Fiat) quer que o modelo mantenha a liderança geral do mercado. Por isso, houve mudança também nas versões aspiradas. A picape de serviço Endurance Cabine Plus trocou o motor 1.4 pelo 1.3, que é mais potente.
As versões intermediárias Freedom e Volcano tiveram melhoras pontuais. A Freedom 1.3 segue tendo opções de Cabine Plus e Cabine Dupla. A Volcano 1.3 é só Cabine Dupla, mas o câmbio pode ser manual ou automático. Segundo Herlander Zola, vice-presidente da Fiat América do Sul, o slogan “carro mais vendido do Brasil” não tem prazo de validade.
Podemos prever, portanto, uma boa disputa entre segmentos: de um lado, a picape Fiat Strada; de outro, os hatches Volkswagen Polo, Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Afinal, no segmento de picapes, ninguém duvida, a Nova Strada continuará sendo imbatível.
Preços da linha 2024
Strada Endurance 1.3 MT Cabine Simples – R$ 100.900
Strada Freedom 1.3 MT Cabine Simples – R$ 106.990
Strada Freedom 1.3 MT Cabine Dupla – R$ 112.990
Strada Volcano 1.3 MT Cabine Dupla – R$ 114.990
Strada Volcano 1.3 CVT Cabine Dupla – R$ 120.990
Strada Ranch Turbo 200 CVT Cabine Dupla – R$ 132.990
Strada Ultra Turbo 200 CVT Cabine Dupla – R$ 132.990
Strada Edizione 25 (Turbo 200 CVT Cabine Dupla) – R$ 135.990
Ficha Técnica (Ultra)
Motor: 1.0 Turbo 3 cilindros 12V
Potência: 125 cv (g) e 130 cv (e) a 5.750 rpm
Torque: 200 Nm (g/e) a 1.750 rpm
Câmbio: 7 marchas CVT
Tração: 4×2 (dianteira)
Comprimento: 4,448 m
Largura: 1,732 m
Altura: 1,577 m (1,601 m com barra de teto)
Entre-eixos: 2,737 m
Altura mínima do solo: 185 mm
Direção: elétrica (10,8 m de diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (d) e eixo rígido (t)
Freios: disco ventilado (d) e tambor (t)
Pneus: 205/55 (R16)
Peso: 1.251 kg
Capacidade de carga: 650 kg
Caçamba: 844 litros
Tanque: 55 litros
Km/l cidade: 12,1 (g) e 8,3 (e)
Km/l estrada: 13,2 (g) e 9,4 (e)
0 a 100 km/h: 9s8 (g) e 9s5 (e)
Velocidade máxima: 178 km/h (g) e 180 km/h (e)
Emissão de CO2: n/d