Um ciclone extratropical está se intensificando na Região Sul do Brasil, especialmente em Santa Catarina, onde temporais isolados têm sido registrados. Esses fenômenos meteorológicos estão acompanhados de raios, fortes rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais, principalmente nas áreas do litoral sul e na grande Florianópolis. A Defesa Civil do estado emitiu um alerta meteorológico, indicando que as chuvas devem durar de duas a três horas.
Na última sexta-feira (30), a Defesa Civil já havia divulgado a expectativa de formação desse ciclone extratropical, que deve afetar a região entre a segunda-feira (2) e a quarta-feira (4). O fenômeno é esperado para se desenvolver nas proximidades da Região Sudeste, trazendo uma maior quantidade de chuva para o litoral catarinense. A partir da madrugada de terça-feira (3), os temporais devem se intensificar, especialmente no litoral norte e na grande Florianópolis. A previsão é de que os acumulados de chuvas elevem o risco de alagamentos, enxurradas e possíveis deslizamentos de terra.
A meteorologista Nicolle Reis, da Defesa Civil, enfatizou que, ao contrário das instabilidades observadas no final de semana, a chuva será contínua e volumosa nos dias seguintes.
Além disso, a Defesa Civil informou que, entre a tarde e a noite de hoje, a combinação de aquecimento, umidade e a influência de uma área de baixa pressão, juntamente com ventos intensos em diferentes altitudes, favorecerá a formação de temporais isolados. Embora as instabilidades climáticas sejam mais restritas às áreas leste do estado, como o litoral e o Vale do Itajaí, ainda existe a possibilidade de ocorrência de granizo e rajadas de vento fortes em locais específicos.

Imagem: Imagem ilustrativa
Com informações de Agência Brasil









